"As Senhora de Missalonghi" de Colleen McCullough

"Quem é John Smith? Que mistério envolve o seu passado? Por que é que decidiu viver sózinho no meio do mato, apenas cercado pelo silêncio? Foram estas as interrogações que assaltaram os indignados membros do clã Hurlingford, quando John mith desceu à cidade.
Ninguém no entanto veio a ser tão afectada por ele como a mais jovem das três senhoras que habitavam a casa Missalonghi.
A vida de Missy, com efeito, jamais parecera comportar qualquer tipo de surpresa, e o seu futuro podia prever-se com a mesma segurança com que as pessoas conheciam o seu passado.
À semelhança da mãe da tia solteira que viviam com ela, Missy era apenas mais uma das mulheres sem homem do clã Hurlingford, um ser de quem se tinha pena, mas que se explorava, se tratava com alguma sobranceria e ao qual não se atribuia qualquer especie de importância.
Só que havia quem soubesse que, por detrás da aparência formal daquela mulher, existia uma personalidade simultaneamente encantadora e ousada..."

A Minha Opinião
Um livro simples, com uma escrita levezinha que nos envolve logo nas primeiras páginas devido à magia que emanam as descrições das Senhoras de Missalonghi.
Três mulheres que vivem sózinhas, dedicadas à casa e às costuras, que apenas vivem o dia a dia de forma calma. Missy a mais nova das três, lê às escondidas belos romances que a ajudam a sonhar numa vida diferente da que leva. Com a ajuda de Una, Missy consegue os seus romances na biblioteca e também tomar uma serie de decisões que afectam toda familia Hurlingford.
Numa sociedade onde os homens é que tinham sempre a 1ª e última palavras, Missy consegue colocar tudo de "pernas para o ar" com as suas atitudes intempestivas, mas por vezes bem divertidas ;)
A escrita da autora é inconfundivél e apesar da história ser simples o mistério mantém-se até às ultimas páginas terminado como sempre com "Chave de Ouro".
Um livro que não devem perder!

1 comentário:

Paula disse...

Não conhecia este livro de Collen...tenho alguns dela (nem todos lidos), mas como gosto da autora, gosto de os ter todos juntinhos na prateleira ;)
Hum tenho de ir procurar este ...
Abraços