"As Vinhas da Ilusão", de Benedetta Cibrario

"Um século de História.
Um casamento fracassado.
Uma paixão no coração da Europa.
Tendo como pano de fundo uma Itália em profunda mudança, atravessada pela Segunda Guerra Mundial e pela queda do Fascismo, As Vinhas da Ilusão é a história de uma mulher e da sua luta para conquistar a independência.
Oriunda da alta aristocracia piemontesa, a família condenara-a aos caminhos tortuosos de um casamento combinado. Mas o destino vai colocar-lhe no caminho o fascinante e enigmático Trott - para que ela desperte da sua vida monótona e aparentemente imperturbável.
Quando se sucedem os encontros clandestinos e os segredos se multiplicam, a fronteira entre a realidade e a aparência, o certo e o errado, a verdade e a mentira passa a ser tão leve como os ventos da Toscana..."

A Minha Opinião:
Uma história de vida!
Um mulher que luta para manter a sua vida nas suas mãos sem olhar a comentários e mexericos da sociedade.
Obrigada a casar pelo seu pai a protagonista cedo percebe que iria ser infeliz num casamento assim e por isso acaba por se entregar a um Amor impossível que também não dura muito.
Acaba por abandonar o marido por não suportar viver numa ilusão, que tinham de mostrar à sociedade.
Depois de muitos anos sem noticias da sua grande paixão voltam a reencontrar-se e aí começam o cultivo das suas Vinhas, e são realmente as verdadeiras vinhas da ilusão.
Depois se ser abandonada pelo seu grande amor a protagonista, que nunca sabemos qual é o seu nome, continua o seu negócio das vinhas sem nunca saber o porquê de ter sido abandonada, vivendo como uma reclusa na sua propriedade, dedicando-se a ela e aos seus cavalos.
Já no final da sua vida resolve juntar de novo os seus amigos de antes, entre eles o seu marido, que ela abandonou e o seu grande amor, que a abandonou a ela, as revelações são impressionantes.
A escrita da autora faz com que a história se desenrole de uma forma muito calma, saltando do presente para o passado e vice versa, fazendo com que nunca se perca o "fio à meada" e muito menos o interesse pela leitura.
Gostei bastante e recomendo!

(Bem Haja Fbeatriz e ao Site Segredo dos Livros!)

Sem comentários: