"A Pintora de Plantas" de Martin Davies

Sinopse: "Em 1774, a segunda expedição do Capitão Cook aos Mares do Sul registou uma ave até então desconhecida: o espécime foi capturado, conservado e trazido de volta para Inglaterra, onde acabou por ser entregue ao naturalista Joseph Banks. Estranhamente, nenhum outro exemplar dessa ave voltou a ser visto, nem nas Ilhas da Sociedade, onde fora encontrado, nem em qualquer outro ponto do planeta. E, mais estranhamente ainda, o espécime que Joseph Banks exibiu orgulhosamente na sua colecção também acabou por desaparecer. Se não fosse uma ilustração a cores feita pelo desenhador que viajara a bordo do navio de Cook, dir-se-ia que a Misteriosa Ave de Ulieta, como ficou conhecida, nunca chegara a existir.
Duzentos anos mais tarde, o irreverente professor John Fitzgerald recebe um telefonema suspeito de uma antiga paixão. Curioso sobre a razão do reencontro, descobre afinal que Gabriella e o seu actual companheiro têm um estranho pedido a fazer-lhe: sendo Fitz o maior estudioso da sua área, deve ajudá-los a procurar a ave embalsamada. Os motivos? Bastante obscuros. A recompensa? Deveras aliciante. A resposta? Não, o genial Fitz recusa-se a colaborar.
No entanto, ao voltar para casa, descobre que a mesma foi assaltada e que o objecto da devassa eram… os seus apontamentos. Lança-se então na tentativa de recapitular a história da ave, descobrindo pormenores surpreendentes sobre o papel de uma estranha Miss B na vida e na carreira de Joseph Banks. Poderá ser ela a chave do mistério - chave que o leve até à descoberta da Misteriosa Ave de Ulieta? Saltando entre dois períodos, de uma história de amor para a história de uma pesquisa científica de proporções detectivescas, este romance é simultaneamente o relato da vida secreta de Joseph Banks e a corrida quase impossível de Fitz para encontrar a ave desaparecida."

A Minha Opinião:
Uma leitura agradável :)
Um romance que nos prende do inicio ao fim.
A mistério envolve uma bela ave já extinta há séculos e as pinturas de um famoso pintor, ou como se vem no final a comprovar, uma excelente pintora :)
A história é dividida em 2 partes ajudando o leitor a juntar todas as peças e perceber a ligação entre a ave e os quadros: no presente temos Fitz e Katya, no passado Joseph Banks e  Miss B.
No final o autor presenteia-nos com o enquadramento histórico e factos relevantes fazendo assim com a leitura se torne muito mais completa :)
Mais um romance histórico muito bem concebido com todos os ingredientes necessários para que os seus leitores disfrutem de excelentes momentos :P

1 comentário:

Ana disse...

Olá!

No meu blogue está um miminho para ti!

Bjs!!!