"Desconhecido nesta Morada", de Kathrine Kressman Taylor

Sinopse:
"Quando foi publicado pela primeira vez na revista Story, em 1938 - numa altura em que os nazis ainda não eram vistos como uma ameaça nos Estados Unidos -, Desconhecido Nesta Morada tornou-se imediatamente um fenómeno social e um acontecimento literário. Editado em livro um ano mais tarde e proibido na Alemanha nazi, foi unanimemente elogiado, tanto nos Estados Unidos como em vários países da Europa.
Escrito sob a forma de cartas entre um judeu americano, proprietário de uma galeria de arte em San Francisco e o seu antigo sócio, que regressara à Alemanha, o livro foi uma das primeiras obras a denunciar a perversidade do nazismo. O que começa por ser uma correspondência de amigos converte-se num debate ideológico e por fim num duelo mortal."

A Minha Opinião:
Realmente a Sinopse diz tudo :P
Este pequeno livro foi a minha companhia durante duas horitas, em que passei da revolta normal, que sinto quando leio livros que falam de nazismo, ao puro espanto. Estava à espera de tudo no desfecho menos do que realmente aconteceu.
Em poucas palavras conseguimos experimentar todo o tipo de sensações em relação aos debates ideológicos feitos nas cartas pelos dois amigos, quase irmãos... e no final...
Um pequeno grande livro que sem duvida não devem deixar de ler.

PS- Li-o sentadinha ao sol enquanto a minha filhota andava de bicicleta e quando ela ouvia as minhas expressões de espanto ao longo da leitura apenas me dizia para eu não me zangar tanto com um livro que é tudo a fingir... E quando ela crescer e vir que nem tudo é ou no caso, foi a fingir?!?!...
Bem... foi só um desabafo.
Bem haja à Fern2005 por me aconselhar este livrinho e à Tartaruginha pelo empréstimo.

4 comentários:

Fernanda disse...

Vês amiguinha linda como fizeste bem ler este livro!! :)))
Beijinhos

tartaruguinha.sofia disse...

Há livros que nos acompanham para o resto de nossas vidas. Para mim este é um deles.

Joana disse...

Olá minha querida. Andamos desencontradas. Ainda tenho um livrito teu na TBR. Coitadinho, vai sendo passado à frente.

Beijos enormes

Sandra Dias disse...

Como eu adorei este livro!
Continua a ser um dos meus favoritos.
Bjinhos
Sandra /Kittycatss

Powered By Blogger