A Ilha Debaixo do Mar, de Isabel Allende

Sinopse: "Para quem era uma escrava na Saint-Domingue dos finais do século XVIII, Zarité tinha tido uma boa estrela: aos nove anos foi vendida a Toulouse Valmorain, um rico fazendeiro, mas não conheceu nem o esgotamento das plantações de cana, nem a asfixia e o sofrimento dos moinhos, porque foi sempre uma escrava doméstica. A sua bondade natural, força de espírito e noção de honra permitiram-lhe partilhar os segredos e a espiritualidade que ajudavam os seus, os escravos, a sobreviver, e a conhecer as misérias dos amos, os brancos. Zarité converteu-se no centro de um microcosmos que era um reflexo do mundo da colónia: o amo Valmorain, a sua frágil esposa espanhola e o seu sensível filho Maurice, o sábio Parmentier, o militar Relais e a cortesã mulata Violette, Tante Rose, a curandeira, Gambo, o galante escravo rebelde… e outras personagens de uma cruel conflagração que acabaria por arrasar a sua terra e atirá-los para longe dela. Quando foi levada pelo seu amo para Nova Orleães, Zarité iniciou uma nova etapa onde alcançaria a sua maior aspiração: a liberdade. Para lá da dor e do amor, da submissão e da independência, dos seus desejos e os que lhe tinham imposto ao longo da sua vida, Zarité podia contemplá-la com serenidade e concluir que tinha tido uma boa estrela."

A Minha Opinião:
Há já bastante tempo que não lia nenhum livro destaexcelente autora... bem, desde que saiu o ultimo :P
Neste "A Ilha debaixo do Mar" temos a história de Zarité, uma escrava, que desejava como é óbvio alcançar a sua liberdade.
Desde muito nova que foi servir a familia Valmorain e apesar de escrava era ela quem comandava a casa e foi ela quem resolveu sempre os grandes problemas que surgiram ao longo dos tempos com toda a familia.
Valendo-se sempre do facto de ter uma "boa estrela" Zarité guia a sua vida e a de seus filhos até à tão ansiada liberdade.
Isabel Allende presenteia o seus leitores com mais uma história de Coragem e Amor, fazendo com que desde o momento em que começamos a leitura fiquemos completamente rendidos à sua maneira sublime de descrever os mais variados sentimentos.
Mais uma vez tenho de afirmar que esta é uma das minhas Autoras preferidas ;)

4 comentários:

Susie disse...

Também gostei muito!

Susie disse...

podes ver o que escrevi em http://clube-do-livro.blogspot.com/

Aprendiz de Poetisa disse...

Poderia publicar esta informação?

A Papiro Editora e a autora Beatriz Neves Barroca têm o prazer de convidar V. Exa. a estar presente na apresentação do livro Mistério em Connellsville que terá lugar no dia 22 de Maio de 2010, pelas 15:30h na Sala Tempo e Poesia da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, Rua Soeiro Viegas, nº 10, Guarda.
Com o apoio da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço.

P.S. Envio um convite para o seu e-mail.

Stella disse...

Oi!...

Bom fim de semana pra ti!