"O Caderno Secreto de Leonardo" Tomo I, de Jack Dann


Tomo I
"Imagine todas as máquinas de guerra que Leonardo desenhou no papel a ganharem vida e a travarem uma batalha que poderá mudar a História tal como a conhecemos...
Numa obra-prima da fantasia histórica, Jack Dann recria a magia da Itália Renascentista e oferece a sua própria história secreta de um ano na vida de Leonardo da Vinci...Florença do século XV. Numa cidade governada pelos Médicis, num tempo em que a magia e a ciência eram uma só, irrompe o génio de Leonardo Da Vinci. Rodeado de figuras brilhantes maiores do que a vida como Sandro Botticelli e Niccòlo Machiavelli, Leonardo vive a vida prestigiada de um artista e ama uma mulher arrebatadoramente bela. Mas um inimigo implacável conspira a sua queda. E cedo este grande artista inventor será forçado a abandonar a cidade onde nasceu, para dar início a uma viagem mística para um destino - e uma aventura - que poderiam ter sido realidade. "

A Minha Opinião:
Este sim é um verdadeiro Romance Histórico!!!
Já tive oportunidade de ler outros livros onde me cruzava com os ilustres personagen de Florença na altura de Leonardo Da Vinci, mas nunca em tão grande número.
É-nos apresentado um vasto desfile de personagens Históricas, desde os famosos Médicis aos seus etenos inimigos Pazzi e também um grande numero de Pintores, Escultores e não só, que marcaram todo o mundo com a sua Arte.
Leonardo Da Vinci é-nos apresentado como um aprendiz que em vez de se dedicar às suas pinturas e esculturas, divide a sua atenção entre os seus esboços de engenharia e o seu grande amor Ginevra de Benci, o que lhe dará grandes dissabores e provocar a ira dos seus inimigos.
Depois há também a Catedral da Memória, que Leonardo descobre numa das grandes festas de Florença, onde tudo era permitido.

"Santo Agostinho escreveu que existem três tempos: o Presente das coisas passadas; o Presente das coisas presentes; e o presente das coisas futuras. O meu sistema de memória permite aos practicante lembrar-se de coisas que aconteceram antes do seu tempo. Lembrar-se do passado que nunca presenciou... e lembrar-se do futuro." (pag. 124)

No decurso deste I Tomo assistimos às experiencias de Leonardo, aos seus desgostos e a algumas das suas alegrias, vemos quem são os seus amigos e a quem ele verdadeiramente respeita.
As descrições feitas das festas da altura renascentista pelos Médicis e outros não devem ser usadas como exemplos nas aulas de História para retratar a sociedade da altura (não resisti!!!!), apesar de este livro ser uma verdadeira riqueza histórica, pois está tudo muitissimo bem explicado com várias notas de rodapé que chegam a ocupar quase meia página com as explicações de quem foi quem e o que fez, de louvar esta maravilhosa pesquisa e atenção para com os leitores, pesquisa esta que faz com que tenhamos vontade de pesquisar mais e mais acerca dos assuntos faládos pelas várias personagens ;).
Terminado esta primeira parte da história de forma bastante violenta, irei agora mergulhar no II Tomo e descobrir mais sobre as invenções do Grande Mestre Leonardo Da Vinci e da sua Catedral da Memória.
Poderia perder-me com comentários sobre este livro, mas não o farei, apenas aconselho a quem aprecia Romances Históricos, que o leia de forma calma para não perder pitada, mas sempre auxiliando-se da notas de rodapé e da listagem de personagens que vem logo no inicio, pois são bastantes personagens e com nomes bem parecidos ;)

(Bem Haja Fbeatriz por esta Maravilha ;) e ao Site Segredo dos Livros)

Sem comentários: