"O Ano do Nevoeiro" de Michelle Richmond

A Minha Opinião:
Sabem quando um livro vos desperta todos os sentimentos?!?!?
Este é um destes casos... primeiro pelo tema e depois pela forma sublime como está escrito.
Abby perde a sua menina no meio do nevoeiro, desse dia apenas recorda que desviou o olhar uns segundos e ela tinha desaparecido, mas será que as recordações são correctas? Será que a memória é assim tão certa como parece?
Abby é fotografa profissional, trata as imagens como ninguém e desse dia também tem imagens mas mesmo assim não consegue conciliar as suas memórias com as poucas imagens que tem...
Abby dedica todos os seus segundos a procurar a sua menina, a filha de Jack o homem que ela ama e com quem vai casar em breve... será assim?

"Amar um homem é uma coisa, mas amar uma criança é algo completamente diferente, consome toda a energia disponivel. (...) Talvez o Amor seja uma vara de vedor que, em vez de água, procura as pessoas que mais precisam de nós."

Durante a sua busca incessante Abby faz uma pequena retrospectiva da sua vida, numa tentativa de testar a sua memória, pois os pormenores que se perdem por mais insignificantes que sejam por vezes são de uma importância crucial na vida e Abby tem quase a certeza que há um pequeno detalhe que a sua memória lhe esconde, daquele dia na praia, em que ela perdeu a sua menina...
Abby não desiste, mesmo quando todos já desistiram ela persiste na sua busca, de encontrar a sua menina e construir a sua familia com Jack e a pequena Emma... será que consegue?!?!?!
A musica que a persegue durante todas as sua deligências já lhe dizia "Cada canção é um regresso, cada momento é um pouco mais tarde." e ao aproximarmo-nos do final percebemos que Abby sabia perfeitamente o significado deste pequeno refrão.
Este é um livro excelente para ler,  reler e disfrutar com todos os detalhes que a autora nos dá sobre fotografia, memórias e verdadeiros sentimentos.

"Uma vida sem memória é uma vida sem sentido."

Mais uma Autora a que devemos guardar na memória ;)
Não percam a oportunidade de o ler mais este excelente Romance com que nos brinda a Editorial Presença!

1 comentário:

Ferncarvalho disse...

Mais um que vou querer ler...
Que pena não ter ido a tempo do passatempo. :(

Beijos