"Iris & Ruby", de Rosie Thomas

"Na quente e poeirenta cidade do Cairo, vive Iris de 82 anos. Mas a sua casa sossegada e claustrofóbica no velho Cairo, é subitamente agitada pela chegada da sua teimosa e obstinada neta Ruby. Fugindo de uma relação conflituosa com a família, ela procura consolo com a avó que não via há anos.Um inesperado laço surge entre elas à medida que as duas se tornam confidentes. Iris recorda um Cairo deslumbrante e cosmopolita da Segunda Guerra Mundial. Nesse tempo em que entregou o coração ao seu único e verdadeiro amor, que perdeu numa guerra devastadora.No passado de Iris reside a resposta para o futuro de Ruby. Esta necessidade de fazer as pazes com o passado vai conduzi-las ao perigoso deserto egípcio, onde esperam encontrar todas as respostas. Mas estarão preparadas para enfrentar o perigo que as aguarda?"

A Minha Opinião:
Gostei!
Confesso que comecei a ler um pouco a medo pois já li vários livros da autora e os ultimos desiludiram-me um pouco.
Li "Sol à Meia Noite" que adorei, mas depois "Encontros" e "Extravagâncias" ficaram bem longe daquilo que estava à espera desta autora.
Com este "Iris & Ruby" voltei a acreditar ;)
Adorei a forma de escrever da autora saltando repentinamente do presente para o passado e vice versa.
A história de uma avó e uma neta que não se conheciam e de repende se tornam as melhores amigas, uma mulher no fim da vida que consegue arrumar todos os fantasmas do passado e uma jovem que descobre que a vida pode ser maravilhosa, basta querer e acreditar que é possivél.
Adorei as descrições sobre o Cairo, o deserto e as Pirâmides, sempre sonhei em visitar Gizé :)

(Bem Haja Wiccaa!)

Sem comentários: