"A Catedral do Mar", de Ildefonso Falcones

"Século XIV. A cidade de Barcelona encontra-se no auge da prosperidade; cresceu até ao humilde bairro dos pescadores, cujos habitantes decidem construir, com o dinheiro de uns e o esforço de outros, o maior templo mariano conhecido: Santa Maria do Mar. Uma construção paralela à desditosa história de Arnau, um servo da terra que foge dos abusos do seu senhor feudal e que se refugia em Barcelona. Daqui se torna cidadão e, assim, num homem livre. O jovem Arnau trabalha como estivador, palafreneiro, soldado e cambista. Uma vida extenuante, sempre à sombra da Catedral do Mar, que o tirará da condição miserável de fugitivo para lhe dar nobreza e riqueza. Mas com esta posição privilegiada chega também a inveja dos seus pares, que tramam uma sórdida conspiração que põe a sua vida nas mãos da Inquisição... Lealdade e vingança, traição e amor, guerra e peste, num mundo marcado pela intolerância religiosa, a ambição material e a segregação social. Um romance absorvente, mas também uma fascinante e ambiciosa recreação das luzes e sombras do mundo feudal. "

A Minha Opinião:
Este foi um dos melhores Romances Históricos que li até hoje.
As descrições detalhadas da construção duma das mais belas catedrais do mundo: Catedral de Santa Maria del Mar, em Barcelona.
É um livro bastante extenso repleto de muitos pormenores históricos, demais demais até, mas a história é bastante bem construida retratando bem a vida em Barcelona no Sec XIV.
Para quem gosta de Romance Histórico este é um a não perder, e se por acaso durante a sua leitura apetecer desistir devido aos minuciosos pormenores da História de Espanha, não o façam pois no final tudo é compensado ;)

3 comentários:

Canochinha disse...

O livro é mesmo muito bom! Confesso que às vezes as opções das personagens me irritaram um pouco, mas no fim tudo é recompensado :)

Migalhas disse...

Que bommmm! Foi a minha última aquisição e estava um bocado hesitante na compra... ao ler a tua opiniãp e da Canochinha, parece-me que vai valer a pena. :)

Anónimo disse...

A Bertrand vai lançar o seu novo livro "A Mão de Fátima" no dia 5 de Novembro e em princípio o autor virá a Portugal no final do mês