"Feminino Singular" de Sveva Casati Modignani

Sinopse: "Martina: uma figura de mulher «singular». Amada por uns e criticada por outros, toda a sua vida esteve sob o olhar inquisidor das gentes de Vertova, incluindo o das próprias filhas…
No decurso da sua existência, dos anos quarenta aos nossos dias, através das mais complicadas vicissitudes, ela tentará encontrar o caminho para atingir a sua autêntica vocação de mulher – gerar a vida. Terá três filhas, de três homens diferentes, sem desposar nenhum deles.
A sua morte súbita, nas vésperas do Natal, provocará um tremendo choque no seio familiar, e será Vienna, a sua mãe, a desvendar os mais íntimos segredos dessa mulher tão enigmática. Através do seu relato, descobriremos que afinal elas têm mais em comum do que pensavam: todas são mulheres atraentes e independentes, que amaram e se deixaram amar, e que decidiram, sobretudo, enfrentar os cânones sociais em prol de um bem maior – a maternidade. "

A Minha Opinião:
Este livro estava na minha enorme pilha de livros para ler há imenso tempo, peguei-lhe várias vezes mas nunca consegui avançar muito na leitura, mas desta vez é que foi :)
Os moldes são os mesmos de sempre mas mesmo assim a autora não desilude.
Mais uma vez temos Martina, uma mulher lutadora que vive a sua vida em função da felicidade das suas 3 filhas e a mãe de Martina Vienna é a matriarca desta familia singularmente feminina. A história como sempre saltita entre o presente e o passado de Vienna e da sua Filha levando assim a que as suas netas percebam melhor as atitudes da Mãe e também a grande importância do que é na realidade ser-se mãe.
Um autora que é sempre bom voltar a ler.

Sem comentários: