Entre os Assassinatos, de Aravind Adiga


A Minha Opinião:
Neste passeio em que o autor nos leva pela cidade de Kittur, conhecendo as mais variadas personagens, das diversas castas existentes e com os seus costumes bastante peculiares era como se estivesse rodeada por aquelas paisagens, desde o mercado cheio de gente onde as cores dos Saris, das especiarias e do ouro sobressaem no sol luminoso, até à recondita sala onde as mulheres bordam dragões bem coloridos em camisas de seda com luz bantante escassa.
Para acompanhar a leitura só mesmo um Chai ;)
Ao ler este livro fiz mais uma magnifica viagem até à India, relembrando detalhes da sua cultura que já havia descoberto com outras leituras, mas sobretudo senti a cultura deste povo fascinante vista das mais variadas prespectivas.
O autor mostra-nos a Índia aos olhos de vários personagens, todos bem diferentes, mas no geral todos descontentes com a sociedade em que estão inseridos e a vida.

"Shankara pensou: "Ele pertence a uma casta mais alta que a minha, mas é pobre. Então afinal, para que serve essa coisa da casta?
Será apenas uma fantasia para entreter velhos como ele? Se disséssemos simplesmente a nós próprios: "A Casta não passa duma ficção", será que ela ia desfazer-se em fumo?; se disséssemos:"Eu sou livre", tomaríamos consciencia de que sempre fomos livres?"

Apesar da mistura de povos, linguas, religiões e ideologias na actualidade, alguns dos costumes mais antigos ainda são seguidos à risca, sobretudo no que diz respeito às Castas e a todos os rituais religiosos.
Gostei bastante da forma como autor nos guia pela cidade, fazendo sempre uma pequena introdução da zona que se segue e com a sua escrita calma a leitura desenrola-se de uma forma rápida mas serena... e qualquer duvída com os termos utilizados, o glossário no final é execelente, tantos na compreensão das expressões como da própria cultura Indiana.
Um romance histórico, que nos leva por terras Asiáticas e nos mostra que "Desejar alguma coisa na vida, (...) é reconhecer que o tempo é limitado".
Mais um Autor a seguir.
Parabéns à Editorial Presença por mais uma óptima publicação.

3 comentários:

Mariane disse...

Olá Betita...

Add seu blog lá no Compartilhando Leituras... estou lhe seguindo e gostando muito daqui...

Uma ótima semana...

Bjao!

Páginas Desfolhadas disse...

Olá:

Tens um selinho à espera no Páginas Desfolhadas!

Boas Leituras!

Aprendiz de Poetisa disse...

Boa noite.

Descobri este blog e fiquei contente por ser mais um de divulgação e crítica de livros. Por isso mesmo, gostaria de perguntar se poderia divulgar e enventualmente criticar (se assim o entender) o meu livro, Mistério em Connellsville.

Com os melhores cumprimentos,

Beatriz Neves Barroca.

P.S. Sou da Guarda ;)