
A Minha Opinião:
Em primeiro lugar quero dizer que adorei a capa e o marcador. Consegue-se entrar na história com a imagem da criança do marcador com os sapatos da capa ;)
Neste excelente Romance Histórico a Autora toca num nos maiores pontos fracos de toda a Humanidade: A Liberdade.
Numa altura em que muito se abusava do ser humano, de uma forma cruel, recorrendo a justificações como a cor da pele, a religião ou a simples posição social, quatro mulheres tentam a todo o custo sobreviver aos dissabores da sua vida e encontrar a sua liberdade.
Cada uma à sua maneira têem a sua escravidão e a sua liberdade...
A Autora enquadra cada personagem na história de uma forma sublime e com descrições pormenorizadas das suas vidas, livres ou não, e a forma como os seus destinhos se cruzam... e temos também uma outra Mulher, que essa sim, no meu ponto de vista conseguiu a sua liberdade quando abdicou de um dos seus maiores tesouros, pois elas sabia que "...receber domínio sobre outro é errado; dar domínio de si mesmo a outro é uma coisa perversa." (Pag. 137).
Esta leitura levou-me a questionar: o que é a Liberdade ? Será que nos dias que correm não somos nós mesmos, muitas vezes, escravos da nossa própria liberdade? Saberemos o que é realmente a liberdade?
"Não sei qual é a sensação nem o que significa, ser livre ou não ser livre." (Pag. 60)
Com uma escrita, por vezes complexa, que nos faz voltar atrás várias vezes durante a leitura, a autora transmite-nos uma verdadeira lição de vida, com muitas passagens poéticas que nos tocam a alma.
"...De súbito um lençol de pardais cai do céu e instala-se nas árvores. São tantos que das árvores parecem brotar pássaros
e não. de modo algum, folhas. (...) Nós nunca moldamos o mundo. O mundo molda-nos a nós. Súbita e silenciosamente, os pardais desaparecem." (Pag. 62)

Os meus parabéns à Editorial Presença pela edição deste pequeno Grande livro.
Espero que em breve editem mais desta excelente Autora que só agora tive o prazer de ler.
Não percam a oportunidade de ler "A Dádiva" e vejam como por vezes com uma dádiva conseguimos atingir uma liberdade plena ;)
Este é mais um daqueles livros que eu aconselho a que todos a leiam, pois não é apenas mais um Romance Histórico, mas também uma chamada de atenção à Liberdade, ao Amor, à Amizade e ao Respeito pelo próximo.
Sem comentários:
Enviar um comentário