"A História de Edgar Sawtelle" de David Wroblewski

Sinopse: "Hamlet recontado com um brilho extraordinário e tendo como cenário uma quinta remota em Wisconsin. Edgar Sawtelle, um menino mudo e muito inteligente, vive uma vida idílica com os pais. Há gerações que os Sawtelle criam uma carinhosa raça de cão, ilustrada na perfeição por Almodine, a companheira de sempre de Edgar. Mas quando o seu pai morre de repente em circunstâncias misteriosas, Edgar culpa-se a si próprio, por não ter podido gritar por socorro. Destroçado pelo romance desesperado da mãe com o tio paterno, o seu mundo muda para sempre quando, certa noite de Primavera, vê o fantasma do pai. Depois da tentativa falhada de provar a culpa do tio, Edgar foge com 3 cães, mas o amor à mãe e aos animais, e a vontade de vingança, levam-no de regresso a casa. Nada é como ele esperava, e terá de se decidir entre a vingança ou a preservação do legado da família."

A Minha Opinião:
Edgar nasce no seio de uma familia de criadores de cães. A sua infância é passada na companhia dos seus belos animais e das suas ninhadas que o próprio Edgar ajudava a nascer e depois a treinar. Mas Edgar não era de todo uma criança normal: nasceu mudo, mas isso não o impediu de comunicar. Criando uma linguagem gestual própria entre ele os pais e os seus cães Edgar leva uma vida bastante pacata até ao aparecimento do seu tio e a morte repentina de seu pai.
Com o decorrer dos tempos e ao encontrar vária correspondencia dos seus antepassados com outros criadores de cãe, Edgar começa a perceber que os Cães Sawtelle realmente não são cães normais. Na busca das respostas às suas perguntas muitos problemas se lhe vão deparar, mas terá sempre a companhia dos seus fieis companheiros.
Este é um livro que nos cativa com as descrições de como o pequeno jovem comunicava com os seus tão preciosos cães e especialmente a relação especial que tinha com a sua cadela Almodine, sua companheira inseparável.
Apenas o final me desiludiu um pouco, mas mesmo assim é um excelente livro :)

1 comentário:

Prazer da Leitura disse...

Este livro ainda se encontra na lista dos que tenho para ler

Fiquei curiosa

:)

Bjs