"A Virgem das Amêndoas", de Marina Fiorato

Sinopse: "Na Itália do século XVI, o jovem pintor Bernardino Luini, discípulo favorito do mestre Leonardo da Vinci, é encarregado de pintar um fresco religioso na igreja de Saronno, uma pequena localidade nas colinas da Lombardia. Ao entrar na igreja, a sua atenção é captada pela beleza e pela melancolia da jovem Simonetta, viúva de um poderoso senhor feudal morto em combate.
Sozinha e a ver a sua fortuna desaparecer até não restar nada mais a não ser as amendoeiras da sua villa, Simonetta acede a posar como modelo para Luini, que a imortalizará para sempre nos frescos da igreja como a Virgem di Saronno. À medida que o trabalho progride, artista e modelo apaixonam-se, selando o sentimento com um beijo que escandalizará a Igreja.
À genialidade com que Bernardino imortalizará a sua musa, Simonetta retribui com a criação da sua própria obra de arte: um licor especial fabricado com o fruto das suas amendoeiras. O licor ficará conhecido, até aos dias de hoje, como o famoso Amaretto di Saronno.
Contudo, antes de ambos completarem as suas obras, a relação é fortemente abalada por um acontecimento que porá em perigo aquele amor. E as suas vidas.
Uma inesquecível história de paixão e arte que se desenrola tendo como pano de fundo uma Itália Renascentista, onde a intriga, os escândalos, a guerra e a intolerância religiosa imperavam no dia-a-dia."

A Autora:
Marina Fiorato é de origem Veneziana, nasceu em Manchester e cresceu em Yorkshire Dales. É licenciada em História com pós-graduação pela Universidade de Oxford e pela Universidade de Veneza, onde se especializou no estudo das peças de Shakespeare.
Após a universidade, estudou arte e trabalhou algum tempo como ilustradora e crítica de cinema. Foi também actriz. Também desenhou visuais de tour para bandas de rock, como U2 e Rolling Stones.
Vive no norte de Londres com seu marido, o realizador Sacha Bennett, um filho e uma filha.
É autora de vários livros, entre os quais o best-seller The Glassblower of Murano. A Virgem das Amêndoas é o seu primeiro livro publicado em Portugal pela Porto Editora.

A Minha Opinião:
Um romance histórico mesmo à minha medida :)
Já li vários livros passados na época Renascentista tendo como pano de fundo a Itália e personagens ligados ao grande Leonardo Da Vinci, quando não o próprio Da Vinci.
Logo na primeiras páginas fiquei embrenhada na história, primeiro pelo desespero de Simonetta e depois pelas misteriosa história do Selvaggio... apesar de ter desconfiado logo qual o mistério ;)
Um livro recheado de histórias e lendas, sempre adornado pelas imagens pintadas por Bernardino Luini acompanhadas pelo saboroso Amaretto que acabou por salvar a vida de Simonetta, mas para isso outras se perderam...
A amizade, a dedicação e o Amor estão sempre presentes ao longo de toda a narrativa tornando-a num romance "doce e melodioso".

2 comentários:

Bia Carvalho disse...

Já estive com esse livro nas mãos várias vezes mas nunca o comprei.
Não sei se faz exatamente o meu tipo de leitura...

Quem sabe eu não dê uma chance para ele qualquer dia desses...

Bjs

Bia Carvalho
Amor, Mistério e sangue

Ferncarvalho disse...

Ainda bem que gostaste! :)
E aposto que nunca mais vais ouvir falar do sorriso da Mona Lisa e ficar tu própria sem sorrir! ;)

Bjs