"Antes que seja tarde" de Jacquelyn Mitchard

"Todos os domingos, Julieanne ajuda a orientar as vidas de pessoas que não conhece, através da sua coluna de aconselhamento no jornal local. Mas, um dia, é Julieanne que necessita desesperadamente de uma orientação, quando vê o seu mundo desabar não obstante todo o amor, energia e criatividade que sempre investiu nele.
Com o talento, a elegância e a profundidade a que desde sempre nos habituou, Jacqueline Mitchard coloca-nos diante de personagens extraordinariamente humanas, com vidas comuns, agitadas pelo mar revolto das emoções, da esperança, do amor, do desespero e de uma imensa vontade de vencer.

Uma obra de grande sensibilidade e optimismo que é um belíssimo hino à vida."

A Minha Opinião:
Mais uma vez esta autora não desilude e faz-me de novo afirmar que é uma das minhas autoras de eleição!!!
Neste "Antes que seja Tarde", uma mulher dinâmica e verdadeiro "pilar" da sua familia vê-se confrontada com o diagnóstico chocante de uma doença crónica que vai alterar toda a sua rotina e a da sua familia. A par com esta situação é abandonada pelo marido ficando sozinha a lidar com 2 filhos adolescentes e uma ainda bebé.
Será que Julieanne consegue superar todos os obstáculos que se lhe irão defrontar???
E a sua familia, como irá conseguir superar todos os problemas???
Cathy a sua fiel e melhor amiga ajuda-a como pode, através do Diário de Gabe ficamos a perceber como reagem, cada uma à sua maneira, perante tão más noticias.
A autora mostra-nos de forma clara como todos encaram a situação dificil e tentam arranjar soluções, criando alguns paralelismos da história com as cartas a que Julieanne (Gabe e Cathy) responde para a sua coluna.
Quando Gabe e Carolaine resolvem procurar o pai e trazê-lo de volta a casa de modo a voltarem a ser uma familia e assim darem solução aos grandes problemas em que se encontram, muitas surpresas irão acontecer.
Em suma temos crises de meia idade, crianças que se vêem obrigadas a crescer demasiado depressa para fazerem face aos problemas dos adultos, uma mulher que vê a sua vida practicamente acabada por causa de uma doença grave, mas acima de tudo temos também muita Amizade e Amor que fazem muitas vezes que no nosso próprio dia a dia tomemos grandes e dificeis decisões "Antes que seja Tarde".
Há muito mais para dizer sobre este livro, mas aconselho a que o leiam e "sintam" com a Julieanne, a sua familia e os leitores da sua coluna "Excesso de carga", todos os sentimentos descritos pela autora.
A autora abroda sempre temas muito fortes e actuais e cada vez mais me convenço que se houvesse mais leitores por aí o mundo seria bem melhor ;)
Não deixem de ler "Antes que seja Tarde" e todos os outros livros da autora, que infelizmente são poucos ainda editados por cá!

(Mais uma vez tenho de agradecer à Fbeatriz e ao site Segredo dos Livros por esta maravilhosa oportunidade!)

3 comentários:

Paula disse...

Humm, gostei da tua opinião...
Parece muito interessante este livro.
Abraços!

Marta disse...

Olá Betita
Bem, concordo plenamente com a Paula, muito interessante. Não conheço a autora mas fiquei curiosa.

Beijinho

Sara Inês disse...

Sabes, houve partes do livro que me chatearam um bocado, porque como eles diziam, divagavam muito. Mas tem uma lição de vida excelente! Gostei muito do livro, apesar de tudo.