"O Décimo Terceiro Conto" de Diane Setterfield

Arquitectado ao melhor estilo dos grandes romances anglo-saxónicos, O Décimo Terceiro Conto foi eleito "um clássico moderno" pela revista inglesa The Bookseller. Traduzido em 32 países, alcançou o primeiro lugar no top de bestsellers do jornal The New York Times, ocupando a mesma posição na revista americana Publishers Weekly, ambos relativos ao mês de Outubro de 2006. Num compulsivo e emocionante mistério, Diane Setterfield cria um enredo considerado “talentoso” pelo Washington Post.
Sinopse:
"Vida Winter passou quase seis décadas a iludir jornalistas e admiradores acerca das suas origens, mantendo oculto o seu passado enigmático, tão enigmático como a sua primeira obra, intitulada Treze Contos de Mudança e Desespero, e que continha apenas doze. Porém, tudo isto pode estar prestes a mudar quando Margaret Lea, biógrafa amadora, recebe uma carta da famosa escritora convidando-a a redigir a sua biografia. Pela primeira vez, Vida Winter vai contar a verdade, a verdade acerca de uma família atormentada por segredos e cicatrizes. Mas poderá Margaret confiar totalmente nela? E terá sido ela eleita depositária das confidências por um motivo inocente?"
Um romance assombroso, que se tornou um bestseller imediato e que será publicado em mais de trinta línguas.

A minha Opinião:

Uma história estranha...
"Todas as Crianças mitificam o seu nascimento. É uma caracteristica universal. Querem conhecer alguém? Mente, Alma e Coração?
Peçam-lhes que vos conte o seu nascimento. Aquilo que ouvirem não será a verdade: será uma história.
E nada é mais revelador do que uma história."
Tales of change and deseperation, Vida Winter

Fui arrebatada logo nas primeiras páginas pelas descrições de Margaret sobre os seus livros e as suas particularidades de leitora :)
Cresceu no meio de livros e escritores mas nunca havia lido nada da mais famosa escritora, aquela de quem todos falavam mas de quem ninguém sabia nada de concreto pois as "verdades" dela não passavam de histórias para mascarar as verdades menos bonitas...
Até um dia...
Ao ser escolhida por Vida Winter, um escritora de sucesso, para escrever a sua Biografia, Margaret "embarca" numa aventura de descoberta não só sobre a história da tão misteriosa escritora, mas também sobre si própria.
Tem de se ter atenção aos mais pequenos pormenores, pois na mais singela "virgula" esconde-se uma chave para o surpreendente final.
"O Décimo Terceiro Conto" é sem duvida uma grande surpresa, não deixem de o ler ;)

2 comentários:

Ana C. Nunes disse...

Gostei da opinião misteriosa.
Tenho livro aqui em casa para ler assim que puder.

Miar à chuva disse...

Tenho este livro à que tempos a ganhar pó por causa de algumas opiniões menos favoráveis.
Vamos lá ver se lhe pego brevemente.
Bjinhos
Sandra do blog Vidas Desfolhadas