Mostrar mensagens com a etiqueta Romance. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Romance. Mostrar todas as mensagens

"O Estranho Desaparecimento de Esme Lennox" de Maggie O'Farrell

A Minha Opinião:
Esta foi a minha primeira leitura de Maggie O'Farrell mas com toda a certeza não foi a ultima.
Em "O Estranho Desaparecimento de Esme Lennox" somos logo arrebatados pela história e ao virar de cada página as surpresas sucedem-se.
A escrita da Autora é fascinante e a forma como encadeia todos os acontecimentos, sendo eles do presente ou do passado... fá-lo de uma forma verdadeiramente extraordinária.
Como diz a Sinopse a narrativa é toda ela feita por diferentes vozes dando a esta história inquietante uma estranheza que nos faz querer avançar mais e mais na leitura.
Iris vive dias conturbados na sua vida pessoal e para piorar vê-se confrontada com uma tia-avó da qual desconhecia a existência; Esme "volta" ao mundo que lhe foi tirado e tenta resolver todos puzzles que tem na sua cabeça e perceber ao certo porque foi enclausurada durante tanto tempo longe da familia e sobretudo da sua irmã que tanto adorava, temos também Kitty que encaramos como a idosa banal que pouco ou nada influenciará no desenrolar da trama...
A Autora consegue transmitir-nos a tristeza de Esme, as incertezas de Iris e a grande insatisfação e revolta que sempre foi a vida de Kitty mas é com o derradeiro reencontro familiar que culmina esta história e se achamos que as emoções acabaram... o final faz-nos fechar o livro e ficar a olhar para o vazio...
Um livro que sem duvida não devem deixar de ler ;)

"Somos todos, (...) meros vasos por onde passam as identidades: emprestam-nos as feições, gestos e hábitos, depois passamo-los. Nada nos pertence. Vimos ao mundo como anagramas dos nossos antepassados." (pag.92)

Podem saber mais sobre a Autora e os seus livros Aqui

Divulgação - "Contigo para Sempre" de Takuji Ichikawa

Takuji Ichikawa
Título Original: Ima, Al Ni Yukimasu
Tradução: Marta Mendonça
Páginas: 248
Colecção: Grandes Narrativas Nº 510

Data de Publicação: 2 Agosto

A História de Amor mais lida no Japão e em Hong Kong
Sinopse: "Quando Mio, de vinte e nove anos, morre de doença, deixa para trás Takumi, um marido problemático, e Yuji, o filho de cinco anos. Mas um dia, enquanto estes passeiam num bosque, eis que a reencontram, confusa e sem qualquer memória do que lhe aconteceu. Mio quer saber o que esqueceu, por isso o marido conta-lhe a sua história, à medida que procura respostas para a reaparição da mulher e tenta reconciliar-se com a perspectiva de a ir perder uma segunda vez… Um romance mágico e comovente sobre o poder redentor do tempo e das recordações."

Takuji Ichikawa nasceu em Tóquio em 1962 e formou-se na Universidade de Dokkyo. Publicou o seu primeiro romance em 2002, e um ano depois saiu "Contigo para Sempre", cujo enorme sucesso inspirou um filme, uma série para a televisão e uma banda desenhada.




Divulgação - O Estranho Desaparecimento de Esme Lennox, de Maggie O'Farrell

Título Original: The Vanishing Act of Esme Lennox
Tradução: Lucinda Santos Silva
Páginas: 184
Colecção: Grandes Narrativas Nº 508

Data de Publicação: 19 Julho

Escritora Escocesa Premiada publica Thriller Psicológico em Portugal

«Melhor Livro do Ano»
segundo o Washington Post Book World

Sinopse: Este romance conta a história de Esme Lennox, uma mulher que, nos anos de 1930, chega da Índia onde nascera, com os pais e a irmã mais velha Kitty. Sessenta anos mais tarde, Iris Lockart, é surpreendida por um telefonema a anunciar-lhe que a sua tia avó terá de deixar o hospital onde viveu durante três décadas, e o nome que consta no seu processo, como responsável por ela, é justamente o seu. Iris sempre acreditou que Kitty, a sua avó, era filha única. E esse é um facto misterioso e inexplicável. Um romance intenso e complexo, escrito com extrema delicadeza, que combina diferentes vozes narrativas num magnífico thriller psicológico.
 
A Autora: Maggie O’Farrell nasceu na Irlanda do Norte, em 1972, e cresceu no País de Gales e na Escócia. Teve várias profissões entre as quais a de professora e, mais recentemente, trabalhou como jornalista para The Independent on Sunday. Actualmente dedica-se por inteiro à escrita.

Mais informações em: http://www.maggieofarrell.com/.

Prémios:
Os seus dois romances anteriores, Depois de Tu Partires – vencedor do Betty Trask Award 2001 – e Incertezas do Coração, foram largamente elogiados pelo público e pela crítica. Antes de Nos Encontrarmos venceu o Somerset Maugham Award de 2005.E em 2010 The Hand That First Held Mine arrebatou o Costa Novel Award.

Títulos da autora já publicados na Editorial Presença:
 
Citações da Impressa Estrangeira:
«Um estranho, triste, e maravilhosamente bem escrito romance.»
Audrey Niffeneger, autora do bestseller A Mulher do Viajante no Tempo
 
«A mestria de O'Farrell como contadora de histórias faz deste romance uma leitura compulsiva e proporciona um forte impacto emocional.»
Telegraph

«Magnificamente construído. Assumidamente passional!»
Guardian Books of the Year
 
«A narrativa de O'Farrell é engenhosa e multidimensional... a escrita é contida e elegante, as personagens são extremamente bem conseguidas e a história é esplêndida.»
Daily Telegraph

«Um romance complexo e eloquente sobre os ressentimentos, desejos e traições que dilaceram as relações familiares... Um final avassalador.»
Publishers Weekly

Ultimas leituras :P

O tempo tem sido pouco para vir aqui deixar-vos noticias das minhas leituras, mas não pensem que deixei de ler ;)
Todos os dias tenho de alimentar um pouco este "pequeno" vicio de leitura e as leituras vão avançando aos poucos...
Pois bem, nestes ultimos tempos as leituras foram:

Sinopse:
A família Cortès está de volta. Joséphine é agora uma escritora de sucesso que deixa os subúrbios para se mudar para um requintado bairro de Paris. Apesar do mundo onde agora vive, mantém-se fiel a si própria e aos seus valores. Honesta, generosa, reservada. É uma mulher realizada, mas que ainda não encontrou o amor. A sua filha Hortense está a estudar moda em Londres e a filha mais nova, Zoé, começa a conhecer os desafios do coração. A sua irmã Íris, outrora perfeita e símbolo de sucesso, encontra-se agora no meio de uma profunda depressão. Juntamos a tudo isto um assassino em série, que aterroriza o bairro onde a protagonista vive, e um cão demasiado feio, e temos os ingredientes para mais um bestseller de Katherine Pancol. Um romance divertido e ao mesmo tempo negro, que fala do amor, de ser mãe, da amizade, da vida familiar, da adolescência, do trabalho, do mundo em que vivemos. Com mestria, cuidado e inteligência.

A Minha Opinião:
Regressar ao seio da familia Cortés foi bastante divertido.
Desta vez deparei-me com uma Josephine bem mais liberta que havia tomado as rédeas da sua vida de uma forma corajosa, todos evoluiram de alguma forma... mas alguns de uma forma bastante negativa...
Achei um pouco exageradas as grandes capacidades do bebé da história, mas enfim, acabou por ser divertido, quanto à velha megera, a mãe de Josephine e Íris mostrou realmente o pior que havia para mostrar :p
A leitura, que desta vez envolve alguns crimes, confesso que não me entusiasmou muito, mas mesmo assim foi uma leitura agradável e já estou à espera do 3º livro :)
Crocodilos, tartarugas... e agora o que virá a seguir???

Sinopse:
Uma mulher acorda num cemitério ferida e a sangrar, completamente amnésica. Não sabe quem é nem o que faz ali.

É socorrida por um polícia que acabara de chegar a Los Angeles. Alguns dias mais tarde, é apanhada de surpresa ao ser finalmente identificada pelo marido, nada mais, nada menos do que Alex Rivers, o famoso actor de Hollywood.

Cassie fica deslumbrada pelo conto de fadas que está a viver. Mas nem tudo parece correcto e algo obscuro e perturbador se esconde por detrás daquela fachada de glamour. E é só quando a sua memória começa gradualmente a regressar que a sua vida de cenário perfeito se desmorona e Cassie enfrenta a necessidade de fazer escolhas que nunca sonhou ter de fazer.
 
A Minha Opinião:
Jodi Picoult está sem duvida entre as minhas escritoras preferidas mas tenho de confessar que os seus ultimos livros não me conseguiram cativar na totalidade... Falta-lhes qualquer coisa :(
Este conta-nos a história de uma mulher vitima de violência doméstica que ao sofrer de amnésia vai enfrentando a sua realidade aos poucos descobrindo algo que nunca imaginava, algo que muda a sua vida para sempre de uma forma radical.
De uma vida de sonho passa a viver um pesadelo e percebe por fim que tudo à sua volta não passava de uma Ilusão Perfeita.
Um boa leitura mas... resta-me aguardar pelo próximo!
 
Ainda reli  (na piscina!!!) Harry Potter e os Talismãs da Morte para ir ao cinema massacrar-me ;) com o final!

"O Tempo que já não Viverei", de Fabio Volo

Sinopse: "Esta narrativa conta a história de um homem profundamente dividido entre a infância dominada por uma figura paterna ausente e por um constante sentimento de inadequação. Lorenzo, agora adulto, luta ainda por conquistar o amor do pai e o amor de uma mulher. Mas só quando compreender que a maturidade emocional significa assumir os seus afectos, amar e perdoar, conseguirá restabelecer o equilíbrio interior e aceitar-se aceitando os outros."

A Minha Opinião:
Um romance sobre a vida, os sentimentos e sobre tudo aquilo que por vezes se deixa para trás... sem perceber...
Lorenzo chega a um determinado ponto da sua vida onde se apercebe que pouco ou nada tem em termos afectivos, apesar de uma casa sua, um trabalho estável e uma vida social razoável ele percece que nem com os próprios pais mantém uma relação afável.
Contando-nos a sua vida desde a sua infância, paralelamente com a história de como se apaixonou e deixou partir o grande amor da sua vida, os sentimentos são-nos trasmitidos de uma forma sublime... os relatos da personagem são de tal forma "transparentes" que é extremamente fácil para quem está a ler sentir o sofrimento, as incertezas e a angústia de Lorenzo.
Muito há a dizer sobre este romance que nos emociona, nos faz reviver tempos que já lá vão e nos deixa com uma ligeira dor na alma quando em algumas situações nos apercebemos que também nós poderemos pensar nos tempos que já não viveremos.

"- A vida não está sob garantia. Não é uma máquina de lavar que, se se estraga, alguém vem repará-la. Se se estraga estraga-se. Podes ficar fora da vida, a construir um mundo de certezas, mas não passa de ilusão. Não podes fazer nada com isso." (pag. 67)

Um livro que não devem deixar de ler pois tem uma bela e bem verdadeira lição de vida ;)



Passatempo :) - "O Tempo que não Viverei"

Mais uma vez e em parceria com a Presença tenho um passatempo para vos propor :P
O vencedor receberá um exemplar do livro "O Tempo que não Viverei" de Fabio Volo.

Como já é habitual colocarei algumas perguntas às quais deverão responder para bookshelf.da.betita@gmail.com juntamente com os vossos dados pessoais (Nome, Morada, Email e Idade).

Vamos lá então às questões:

1. Qual o nome do personagem principal de "O Tempo que não Viverei"?

2. Qual a Nacionalidade do Autor?

3. Qual o nome da Tradutora deste Romance?

4. Qual o titulo do outro Romance, editado pela Editorial Presença, de Fabio Volo?

O passatempo decorre de 18 a 24 de Maio


Podem encontrar as respostas às questões Aqui.
Fico a aguardar as vossas participações ;)
Boa sorte a todos!

Divulgação - "O Tempo que já não Viverei" de Fabio Volo

O Tempo que já não Viverei
Fabio Volo

Título Original: Il Tempo Che Vorrei
Tradução: Regina Louro
Páginas: 236
Colecção: Grandes Narrativas Nº 501

Data de Publicação: 19 Maio

MAIS DE 600 MIL EXEMPLARES
VENDIDOS NUM MÊS EM ITÁLIA

Sinopse: Esta narrativa conta a história de um homem profundamente dividido entre a infância dominada por uma figura paterna ausente e por um constante sentimento de inadequação. Lorenzo, agora adulto, luta ainda por conquistar o amor do pai e o amor de uma mulher. Mas só quando compreender que a maturidade emocional significa assumir os seus afectos, amar e perdoar, conseguirá restabelecer o equilíbrio interior e aceitar-se aceitando os outros. Este novo romance do autor de O Dia Que Faltava já publicado nesta colecção, tem sido aplaudido como a sua obra mais sentida e genuína.

O Autor: Fabio Volo é Italiano e nasceu em 1972. Trabalhou como DJ, actor e locutor, na rádio e na televisão. É autor de O Dia Que Faltava, que a Presença já publicou nesta colecção e foi bestseller em Itália durante várias semanas consecutivas.

Fiquem atentos :)
Passatempo em breve!

"A Casa dos Amores Impossiveis" de Cristina López Barrio

Sinopse: "Clara Laguna é uma bela jovem de olhos dourados,cuja vida está marcada pelo destino.Quando se apaixona por um caçador,a sua mãe avisa-a da maldição que impera sobre as mulheres Laguna:estão condenadas a sofrer por amor e a conceber mulheres que padecerão do mesmo mal. Depois de Clara engravidar,o caçador abandona-a e esta decide,por vingança, abrir um bordel na casa que ele lhe oferecera.É nesta mansão que a jovem dará à luz a sua filha Manuela. Num registo literário marcado pelo ambiente de realismo mágico que só os grandes escritores conseguem, vamos acompanhando a saga desta família. Uma história mágica e apaixonante que desperta os sentidos. Na tradição de Isabel Allende e Gárcia Marquez, o melhor do realismo mágico num livro que não deixará ninguém indiferente.Uma história mágica e fascinante repleta de amor, ódio, vingança e tragédia, na linha das sagas familiares da literatura."

A Minha Opinião:
Gostam de romances estranhos, "escuros" condimentados com uma grande carga negativa???
Pois aqui têem uma excelente escolha :)
Neste belissimo romance temos história de uma familia de mulheres, passamos por várias gerações que se arrastam com uma maldição sempre no seu encalço: as mulheres Laguna nunca poderiam ser felizes no Amor.
Primeiro a velha bruxa, depois Clara que transforma a bela mansão na famosa Mansão Vermelha com o objectivo de se vingar pelo seu falhado amor... a partir daqui tudo se transforma... mas as margaridas nunca deixam de florescer na garnde casa e nem as meninas de nascer e de se desiludirem nos seus amores.
Muitos serão os amores e também os desamores: Clara, Manuela, Olvido e Margarida... depois de tantas mulheres infelizes e bastante estranhas surge uma réstia de esperança do final da maldição... mas será realmente assim?!?!
A mestria da autora com os jogos de palavras e a mistura do mundo real com um mundo repleto de fantasias torna a leitura deste livro numa aluciante "viagem" mas o regresso será sempre à bela e assustadora Mansão Vermelha.

"Segredos do Passado", de Deborah Smith

Sinopse: "Filha de uma respeitada família de Dunderry, na Geórgia, Claire Maloney era uma menina caprichosa e mimada, mas isso não a impediu de travar amizade com Roan Sullivan, um rapaz feroz, órfão de mãe, que vivia numa caravana com o pai alcoólico. Nunca ninguém conseguiu compreender o laço que unia as duas crianças rebeldes.
Mas Roan e Claire pertenciam um ao outro¿ até à violenta tarde em que o terror tomou conta das suas vidas e Roan desapareceu.
Durante vinte anos, Claire procurou o rosto do seu amor de infância por entre a multidão. Durante vinte anos, esperou ansiosamente uma carta e sobressaltou-se a cada toque do telefone. No entanto, quando Roan surge novamente na sua vida, a alegria de Claire não é completa, pois ao contrário do que se afirma o tempo não apaga todas as feridas.
Algumas permanecem ocultas, prestes a reabrir-se ao mais pequeno incidente. Que segredos do passado envenenam o presente e minam o futuro?
Pela consagrada autora de A Doçura da Chuva, um romance comovente e original que relata um amor inocente capaz de sobreviver a todas as adversidades."

A Minha Opinião:
Quando soube da publicação de mais um romance desta autora pensei logo que tinha de o ler :)
Pensava eu que o ia ler daqui a algum tempo por empréstimo já prometido da minha querida Amiga quando me deparei com ele na estante das novidades da Biblioteca :)
(Sim a pilha cá em casa em gigantesca mas o vicio da Biblioteca está sempre em alta!!!)
Pois bem, li-o de um folego! Já lá vai algum tempo que não lia um livro em tão pouco tempo!
Claire, uma menina linda, uma criança normal no sio de uma familia normal toma em suas mãos a missão de salvar Roan, o rapaz pobre a comunidade, maltratado pelo pai e aos olhos de todos apesar de jovem um ladrão e um delinquente que não era digno sequer de pena. Mas um dia tudo muda e a missão da pequena Claire foi iniciada... mas nem tudo correu como esperado.
Depois de muita felicidade veio muita dor e anos e anos de incertezas e quando tudo se começa a encaixar... quando pensamos que tudo já está resolvido vem mais uma reviravolta e o final é surpreendente.
Um livro que nos deixa todos os sentimentos à flor da pele, que nos faz rir e chorar e até sentir um ódio descomunal por algumas personagens, mas no final tudo é compensado :) e nos mostra que há segredos que não devem ficar no passado.

"A Leste do Sol", de Julia Gregson

Sinopse: "Outono de 1928. Três jovens inglesas partem no navio Kaisar-i-Hind com destino a Bombaim, na Índia. No seu íntimo, acalentam o sonho de começar uma nova vida, longe dos espartilhos morais da rígida sociedade inglesa. Viva Holloway é uma jovem aspirante a escritora em busca da Índia da sua infância. Para poder empreender a viagem, aceita ser dama de companhia da bela e ingénua Rose, que se prepara para casar com um oficial britânico que mal conhece. A acompanhá-las está também Victoria, dama de honor de Rose e sua melhor amiga, que anseia por se libertar do jugo de uma mãe dominadora. Todas elas têm uma boa razão para deixar a pátria, mas será que estão preparadas para o que as espera?
Num mundo em transformação, três mulheres lutam contra as normas decorrentes da sua condição feminina. Das festas requintadas onde se reúne a nata da sociedade inglesa ao dia-a-dia da vida colonial, é-nos brilhantemente desvendado todo o mistério da Índia e o choque cultural entre Ocidente e Oriente."

A Minha Opinião:
Um belo Romance sobretudo sobre a Amizade :)
Três mulheres viajam juntas para a India, cada uma com os seus sonhos e fantasmas: Viva segue em busca do seu passado, Rose vai a caminho de um futuro risonho e um casamento muito desejado e Tor vai apenas para fugir à alçada de sua mãe e à procura de uma forma de lhe escapar para sempre.
Num tempo e um país em que as mulheres eram simples enfeites da sociedade, a amizade entre as três, ao contrário da primeiras expectativas, cresce fazendo com que todas elas se ajudem a enfrentar as desventuras de uma viagem e a estadia num país em que tudo metia medo.
Com a ajuda das amigas todas elas conseguem alcançar alguma coisa de bom... mas muito vão sofrer até conseguir...
Uma excelente leitura :)


"Os Céus de Montana", de Nora Roberts

Sinopse: "Quando Jack Mercy morreu deixou um rancho no valor de muitos milhões de dólares. Agora, as suas três filhas - cada uma nascida no seio de um casamento diferente e sem ligação com as irmãs - reúnem-se para ouvirem a leitura do testamento. Mas as jovens ficam chocadas ao descobrirem que, antes de qualquer uma delas poder herdar a sua parte, terão de viver em conjunto no rancho durante um ano. Será isso possível sendo irmãs...mas completamente estranhas? Cedo vão ter de descobrir, pois ao herdarem o rancho também herdaram um antigo inimigo. E se o azedume e as feridas antigas as dividirem, serão destruidas sem piedade."

A Minha Opinião:
Que dizer de um Romance de Nora Roberts quando já se leram muitos???
Há uns tempos diria que é bom ler um romance deste género para quebrar um pouco a rotina de leituras mais "pesadas", agora tenho de vos confessar que me custou imenso esta leitura :( e só o terminei porque fiz alguma batota e saltei algumas páginas.
As histórias começam a tornar-se um pouco repetitivas e as cenas de sedução dos pares românticos são já tão previsiveis que a leitura perde a piada, mas enfim... com tanto romance isto era mais que certo acontecer.
Continuo fã de Nora Roberts até porque entre os meus livros preferidos estão algumas das suas triologias, e tenho ainda alguns aqui em casa por ler... mas não sei quando terei vontade de voltar a outro destes romances...

"Água, Pedra, Coração", de Will North

Título Original: Water, Stone, Heart
Tradução: Catarina Gândara
Páginas: 328
Colecção: Grandes Narrativas Nº 494

Data de Publicação: 2 Março

«Se gosta de Nicholas Sparks, vai adorar Will North – tem uma escrita sólida e expressiva e o coração de um romântico.»
New York Times

Sinopse: "Andrew Stratton é arquitecto e professor na Universidade da Pensilvânia, e sente-se realizado, até ao dia em que a sua ambiciosa mulher o deixa. Profundamente ferido, resolve deslocar-se a Inglaterra para participar num curso em Boscastle, na Cornualha. Aí, conhece Nicola Rhys-Jones, uma artista plástica americana, também divorciada. As afinidades entre ambos em breve transformam aquele encontro em algo bem mais forte do que a simpatia ou uma amizade. Mas se para Andrew é difícil aceitar os riscos de um novo relacionamento amoroso, para Nicola é quase impossível."
Um enredo cativante que decorre num cenário idílico a que a ocorrência de uma catástrofe realmente ocorrida em 2004 naquela região confere um supremo toque de realismo.

Autor: Will North é autor de vários livros de não ficção, que lhe valeram diversos prémios, e estreou-se na ficção com o título "Entre o Céu e a Montanha", que a Presenca publicou em 2008 e foi traduzido em países como a Alemanha, Espanha, Japão, Israel, Polónia e Hungria. Este segundo romance, "Água, Pedra, Coração", vem confirmar o seu talento, assim como a adesão entusiasta do público, encontrando-se já traduzido em vários países.

Citações de Imprensa Estrangeira:
«North cria uma encantadora e comovente história de amor, que nos evoca os romances de Nicholas Sparks.»
Booklist

«Um final verdadeiramente mágico não deixa qualquer dúvida. Uma história de amor escrita com simplicidade e inteligência.»
Kirkus Reviews

"Segue o teu coração, Não olhes para trás" de Lesley Pearce

Londres, 1842. Bastará uma boa acção para levar Matilda Jennings das ruelas lamacentas de Londres rumo às cintilantes luzes da América…


Sinopse: "Aquele podia ter sido um dia como tantos outros na vida de Matilda, uma pobre vendedora de flores. Mas aquele é o dia em que Matilda salva a vida de uma criança e recebe a mais preciosa das dádivas: a oportunidade de fugir da miséria e construir uma nova vida. Em breve trocará os bairros degradados de Londres pelos recantos misteriosos de Nova Iorque, as planícies do Oeste Selvagem e a febre do ouro em São Francisco. Munida apenas da sua coragem, beleza e inteligência, a jovem está apostada em ditar o seu destino, nem que para tal tenha de lutar contra tudo e todos.
A sua rebeldia condena-a à solidão. Mas um dia também ela viverá as emoções de um verdadeiro amor. Um amor que terá de suportar a separação, a guerra e os tormentos do nascimento de uma nova nação. Será no Novo Mundo que Matilda vai aprender o que a sua infância não lhe ensinou: que todos nascem iguais, que a coragem e a generosidade são o que de mais nobre pulsa no coração humano, e que, por mais doloroso que seja, a vida tem de continuar e nunca se deve olhar para trás…"
 
A Minha Opinião:
Depois dos 2 livros lidos de Lesley Pearce, sinceramente não sabia bem o que esperar deste "Segue o teu Coraçao".
Fiquei  rendida à autora no primeiro, "Nunca Me Esqueças", mas com o segundo "Procuro-te", fiquei um pouquinho desapontada...
Mas voltando a este deixem-me dizer-vos que é de uma beleza extrema :)
Matilda uma criança que vivia nos bairros mais degradados de Londre e em condições deploráveis vê a sorte sorrir-lhe num dia em que salva uma pequena menina de ser atropelada... aí começará a sua aventura.
Como ama da pequena Tabitha passa a ser vista como parte integrante da familia e assim parte para a Améria, um novo mundo onde ela vai perceber que também há muita miséria.
Mas não posso falar muito da história pois são acontecimentos atrás de acntecimentos que nos fazem rir, chorar e até zangar-nos com a autora por nos transmitir as emoçoes vividas por Matty de forma tão clara inspirando em quem lê uma revolta nalgumas partes da leitura.
Mas há algo que tenho de referir, logo no inicio da história de Matilda ela recebe do pai um sábio conselho: "Segue o teu coração e não olhes patra trás!" e é realmente esse o lema de vida de Matty, enfrentando todas as adversidades que a vida lhe apresenta, triste ou feliz ela não olhará para trás durante a sua dura trajectória por terras americanas numa altura em que as lutas eram constantes devido aos índios e à guerra pela a abolição da escravatura.
Este "Segue o teu coração" é um livro belíssimo que nos prende logo nas primeiras linhas e apesar de ter apenas umas poucas 784 páginas lê-se num ápice e tem um explêndido final pois nada fica por dizer.
Vou de certo andar com a Matty e a Tabitha durante uns tempos no meu pensamento ;)

"No Seu Mundo" de Jodi Picoult

Sinopse: "Jacob Hunter é um adolescente: brilhante a Matemática, sentido de humor aguçado, extraordinariamente bem organizado, incapaz de seguir as regras sociais. Jacob tem síndrome de Asperger. Está preso no seu próprio mundo - consciente do mundo exterior e querendo relacionar-se com ele. Jacob tenta ser um rapaz como os outros mas não sabe como o conseguir.
Quando o seu tutor é encontrado morto, todos os sinais típicos da síndrome de Asperger - não olhar as pessoas nos olhos, movimentos descontrolados, acções inapropriadas - são identificados pela Polícia como sinais de culpa. E a mãe de Jacob tem de fazer a si própria a pergunta mais difícil do mundo: será o seu filho capaz de matar?"

A Minha Opinião:
Tenho de confessar que os dois livros que antecederam este não "me encheram as medidas" por isso estava um pouco receosa em iniciar a leitura...
"No seu Mundo" apresenta-nos Jacob, um rapaz de 18 anos que tem Sindrome de Asperger, a sua familia e todos os trejeitos do seu dia a dia confrontados pelo facto de teremm de lidar com esta forma de Autismo.
Jodi Picoult mostra-nos o mundo e as situações aos olhos de cada personagem, uma forma de escrita à qual ela já nos habituou, e realça de forma estrondosa os sentimentos de cada personagem sempre inserindo cada um "No Seu Mundo": um adolescente que se sente abandonado em detrimento do irmão mais velho, uma Mãe que só quer proteger o filho e um jovem de 18 anos que apenas se limita a seguir as normas que lhe foram impostas...
Apesar de eu ter "deslindado" logo de inicio o desfecho desta história, não foi por isso que a leitura se tornou menos compulsiva pois a autora cativa-nos com a forma estonteante com que consegue expor os sentimentos de todos e mostrar que com mais ou menos problemas cada um vive "No seu Mundo".
Uma das passagens que mais me marcou, talvez por eu ser mão foi:

"... As Mães verdadeiras interrogam-se porque razão os especialistas que escrevem para as revistas Parents e Goodhousekeeping (...) parecem ter sempre tudo sob controlo, quando elas próprias mas conseguem manter a cabeça à tona nos mares encapelados da maternidade.
As mães verdadeiras não se limitam a ouvir, humildemente envergonhadas, a senhora idosa a dar conselhos não solicitados na fila da caixa quando uma criança está a fazer uma birra (...).
As mães verdadeiras sabem que não faz mal comer pizza fria ao pequeno almoço.
As mães verdadeiras admitem que é mais facil falhar do que ser bem sucedidas nesta missão.
(...)
Fiquem tranquilas, mães verdadeiras. O simples facto de se preocuparem por serem ou não boas mães... significa que já o são..." (pag. 189) 
Uma leitura que recomendo. 

"Sem tempo para dizer Adeus", de Jacquelyn Mitchard

Sinopse: "Vinte e dois anos passaram desde o fatídico dia em que o pequeno Ben Cappadora foi raptado era apenas uma criança. Quando, nove anos depois, o seu paradeiro foi descoberto e pôde regressar para junto dos pais e irmãos, a família iniciou um longo processo de recuperação até ter alcançado alguma paz. Mas agora Vincent, o irmão mais velho de Ben, está prestes a testar a solidez dos laços familiares com o seu mais recente trabalho como realizador, o documentário Sem Tempo para Dizer Adeus. Ao apresentar as histórias de cinco famílias cujos filhos desaparecidos nunca foram encontrados, Vincent abala profundamente a família Cappadora quando esta menos esperava…"


A Minha Opinião:
Neste novo romance Jacquelyn Mitchar regressa com personagens já minhas conhecidas: a familia Cappadora.
Continuando a história do seu romance "Profundo como o Mar", neste "Sem tempo para dizer Adeus" a autora consegue de novo colocar todo o tipo de sentimentos à flor da pele.
Depois de anos de ausencia, Ben que fora raptado encontra-se de novo no seio da sua verdadeira familia.
Vinte anos após o reencontro muitas são as mudanças e novos membros entraram na famosa familia Cappadora mas por detrás de uma aparencia de felicidade esconde-se muito mais.
Quando uma criança é rapatada à sua familia o sofrimento dos pais deve ser aterradora, tudo se centra neles, em como se sentem, como conseguirão suportar tamanha dor... mas e o resto??? Os irmãos como ficam? São crianças... mas também sentem...
Foi o que aconteceu com Vincent, irmão de Ben, que teve uma adolescencia bastante conturbada tendo de conviver com a grave crise que a familia atravessava e depois com o regresso daquele irmão anos depois... que era um perfeito desconhecido.
Vincent decide então fazer um documentário sobre crianças desaparecidas levando assim a sua familia a recordar de forma intensa os dias de sofrimento do passado...
Um documéntário digno de um Oscar da Academia acaba por desencadear um conjunto de acontecimentos "arrepiantes".
Um filho que nunca viu os seus pais como verdadeiros pais, irmãos que têem medo de recordar uma infância que existiu mas que foi tão diferente para cada um deles, um novo bebé na familia e outras familias que sofriam o horror de ter alguém que havia desaparecido "Sem tempo para dizer Adeus".
Um livro belissimo que nos mostra apenas um pouco do que deve ser o horror de perder alguém nestes moldes e também de alguém descobrir que foi "arrancado" da familia e viveu sempre numa mentira.
Um livro para ler e reler, sem duvida este foi um dos melhores livros de 2010.

"Profundo como o Mar" de Jacquelyn Mitchard


Sinopse: "Bastou um instante para que, naquele átrio de hotel onde Beth ia rever os seus ex- colegas de liceu, Ben, o seu filho de três anos, largasse a mão do irmão mais velho e desaparecesse sem deixar rasto. A sua ausência viria a fecundar com sementes de disfuncionalidade um terreno familiar banal, votando todos os seus elementos a uma profunda agonia. Diante das trevas da perda, restou-lhe o questionamento da essência da humanidade e a amarga criação de uma nova matriz familiar composta por agentes marcados, envelhecidos, adultos. Mas bastou um dia, apenas um dia, nove anos depois do desaparecimento, para que Beth, e consequentemente toda a família, erguesse um novo edifício de afectos... Apenas a abordagem de um jovem que durante todos aqueles anos morara somente a alguns metros de distância…"

A Minha Opinião:
Já li este livro há bastente tempo, lembro-me que andei algum tempo a "digerir" a história. 
Um criança desaparece num abrir e fechar de olhos: a partir daí tudo acontece.
A dor de uma familia, o seu desmoronameto perante tamanha catástrofe e a luta de uma mãe em busca do seu filho.
Este é um dos livros que guardo com carinho na minha estante e com a publicação recente de Sem tempo para dizer Adeus claro que saiu da estante para eu reler ;)
Podem ler aqui um pouquinho de Profundo como o Mar e aqui do Sem tempo para dizer Adeus.
Dois livros a não perder e quem sabe duas prendas de Natal ;)

"Um Refúgio para a Vida" de Nicholas Sparks


A Minha Opinião: Katie, uma jovem bonita e saudavel, tenta recomeçar a sua vida depois de ter enfrentado um casamento bem recheado de maus tratos. Numa cidade pacata e com a ajuda da sua vizinha e nova amiga Jo, Katie começa de novo a sorrir e volta a acredita no amor e num futuro mais feliz, mas sempre com medo de se deparar com uma desagradável surpresa vinda do passado. Vivendo sempre amedrontada ela consegue mesmo assim dedicar-se ao Amor de Alex e dos seus dois filhos, apercebendo-se que ali está a sua oportunidade se voltar a ser feliz. Katie começa a abrir-se com Alex e conta-lhe o horror que era a sua vida e o plano mirabolante que arranjou para conseguir fugir de um marido violento e louco, que perante a sociedade era um Investigador de Policia prestigiado.Como seria de esperar o passado volta mesmo e Katie com a sua nova familia terão de enfrentar graves problemas, mas no final tudo acaba bem... Mas se pensam que o final é lindo enganam-se :)
O Final é Mágico!!!!
Um romance que não devem deixar de ler, pois Nicholas Sparks aborda um tema polémico que se tem arrastado de Século em Século e mesmo com o evoluir da sociedade, é uma realidade que nunca mudou... por vezes parece-me, pelas noticias chocantes que se nos deparam todos os dias, que tende a piorar...  A violência doméstica continua a ser uma realidade e há muitos casos em que vizinhos, amigos e familia assistem e continuam a não fazer nada... e as situações arrastam-se... é triste mas é mesmo assim!
Quem sabe se uma história assim não ajudará a libertar alguém por aí?!?!...

Resultado do Passatempo "Um Refúgio para a Vida"

Antes de mais quero agradecer à Editorial Presença a oportunidade que nos dá de ler excelentes livros e também por nos brindar com estes passatempos, são miminhos sempre bem vindos a quem adora ler ;)
Antes de anunciar o vencedor vamos primeiro às respostas correctas:

1. A personagem principal de "Um Refúgio para a vida" chama-se Katie.
2. Pertence à colecção Grandes Narrativas.
3. Foram os seguintes: As Palavras Que nunca Te Direi, Um Momento Inesquecível, O Diário da Nossa Paixão, O Sorriso das Estrelas, Juntos ao Luar e A Melodia do Adeus.
4. Já li quase todos os livros de Nicholas Sparks, apenas não li "Um Homem com sorte".
Quanto a um preferido?...  Não dá para ser só um :) Adorei "O Diário da nossa Paixão" e o "Alquimia do Amor", depois tenho de vos aconselhar a ler o "Duas semanas com o Meu Irmão", um livro em que o autor nos conta grande parte da sua história de vida.

Pois bem, de entre 318 participações todas elas validadas o exemplar autografado de "Um Refúgio para a Vida" vai para:
 
»»» Tânia Santana de França - Calheta/Madeira «««
 
Parabéns à vencedora e que disfrute da leitura ;)
Bem haja a todos os que participaram :)
Até breve

Surpresa: Nicholas Sparks está de volta!!! E com passatempo ;)

Título Original: Safe Haven
Tradução: Alice Rocha
Páginas: 360
Colecção: Grandes Narrativas Nº 483
PREÇO COM IVA: 18,50€

Data de Publicação: 16 de Novembro 2010

Está a chegar a Nova obra do Rei do Romance 

Sinopse: "Quando Katie vai viver para a pacata cidade de Southport, na Carolina do Norte, todos se interrogam sobre o seu passado. Que mistérios esconderá aquela jovem bonita que parece determinada em encobrir os seus encantos e evitar novos relacionamentos? No entanto, e apesar de todas as suas reservas, Katie começa a criar raízes naquela pequena comunidade, à medida que uma nova amizade e um novo amor lhe vão fazendo baixar as defesas. Mas os fantasmas do passado, que minam a sua capacidade de confiar nos outros, continuam a persegui-la, a aterrorizá-la, e o peso do segredo que esconde é demasiado grande… Neste romance avassalador, Nicholas Sparks traz-nos uma protagonista fragilizada que tem de aprender a lidar com as suas sequelas se quiser voltar a amar."

O Autor: Nicholas Sparks é um contador de histórias inspirado e um profundo conhecedor dos segredos do coração humano. Todos os seus livros se tornaram bestsellers internacionais, estão traduzidos em mais de quarenta línguas e ultrapassaram os 50 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. De entre as quinze obras que já escreveu, seis deram origem a grandes produções cinematográficas – As Palavras Que nunca Te Direi, Um Momento Inesquecível, O Diário da Nossa Paixão, O Sorriso das Estrelas, Juntos ao Luar e A Melodia do Adeus.
O leitor pode visitar Nicholas Sparks em www.nicholassparks.com.

Gostaram da novidade???
Mas há mais uma surpresas :)
Temos para sortear, em parceria com a Editorial Presença" um exemplar deste novo romance de Nicholas Sparks... Autografado!!!
Um belo presente de Natal antecipado, não é?
Pois bem, para se habilitarem apenas têem de responder às questões colocadas e enviá-las para bookshelf.da.betita@gmail.com juntamente com os os habituais dados pessoais (Nome, Morada, Email e idade).
O passatempo decorrerá de 15 de Novembro a 21 de Novembro, sendo que o resultado deverá ser anuciado a partir do dia seguinte.
Aqui ficam as questões ;)
1. Como se chama a personagem principal de "Um Refúgio para a vida"?

2. A que colecção da Editorial Presença pertence este novo livro de Nicholas Sparks?

3. Quais os livros do autor já adaptados para o cinema?

4. E para rematar, mais uma vez a minha curiosidade ;) quais os livros que já leram deste maravilhoso Autor e qual o que mais gostaram.

As pergutinhas são bastante simples e podem encontrar as respostas nesta publicação :)
Podem começar a participar e boa sorte a todos! 

Regras
- Só serão validadas as participações com todas as respostas correctas e com os dados pessoais solicitados.
- Só é válida uma participação por pessoa.
- Todos os participantes receberão um e-mail de confirmação da recepção das respostas.
- O vencedor será sorteado aleatoriamente pela administração do blogue.
- O vencedor será indicado no blogue e contactados por e-mail nos dias seguintes ao fim do sorteio.
- O envio dos prémios será realizado pela Editorial Presença, via CTT.

"Obrigada pelas Recordações", de Cecelia Ahern

A Minha Opinião:
Mais uma vez Cecelia Ahern não desilude.
Um romance repleto de de todo o tipo de sentimentos e emoções.
Justin um divorciado decidido a seguir em frente vê a sua oportunidade de romance numa médica que dirige um centro de recolha de sangue assim a sua unica hipotese é fazer o que ela lhe pede e simplesmente dar sangue e ter a oportunidade de salvar vidas.
Joyce vê a sua vida quase terminar quando depois de uma queda perde o seu bebé e se apercebe que também o seu casamento chegou ao fim.
Estes dois personagens cruzam-se logo nas primeiras páginas mas ao longo do livro são muitos os desencontros mas vão sempre "andando" um em direcção ao outro. Será que foi o sangue que os juntou???
Mas é claro que a história não fica por aqui: Justin esconde um grande segredo que envolve a morte de seu pai, que tenta a todo custo esconder do irmão.
Quanto a Joyce acaba por redescobrir o seu pai e os momentos dos dois são absolutamente hilariantes :)
Cecelia Ahern pega num tema muitissimo importante como é a doação de sangue e transforma-o num belissimo romance que nos faz reflectir que com um acto tão simples como a picadinha de uma agulha, podem salvar-se vidas e mesmo não sabendo de onde veio a salvação, algures por aí há pessoas que todos os dias agradecem o facto de alguém ter tido o pequeno gesto de doar sangue :)
Os livros desta excelente Autora são sempre uma lição de vida!

"Penso... em como o amor e a a guerra assentam nos mesmo alicerces. Em como enfrentar os meus piores momentos, as alturas que sinto mais medo, estes se transformam nos meus momentos de maior coragem. Quando nos sentimos mais fracos é quando acabamos por demonstrar mais força, quando estamos no fundo do poço e somos elevados a alturas que ninca atingiriamos. Todos estes momentos e sentimentos confinam uns com os outros, são opostos que rapidamente podem mudar." (pag. 221)

Não percam a oportunidade de ler pois é um livro tocante que nos dá esperança e confiança no Próximo, no nosso semelhante, seja ele quem for.