Mostrar mensagens com a etiqueta Romance Histórico. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Romance Histórico. Mostrar todas as mensagens

Entre os Assassinatos, de Aravind Adiga


A Minha Opinião:
Neste passeio em que o autor nos leva pela cidade de Kittur, conhecendo as mais variadas personagens, das diversas castas existentes e com os seus costumes bastante peculiares era como se estivesse rodeada por aquelas paisagens, desde o mercado cheio de gente onde as cores dos Saris, das especiarias e do ouro sobressaem no sol luminoso, até à recondita sala onde as mulheres bordam dragões bem coloridos em camisas de seda com luz bantante escassa.
Para acompanhar a leitura só mesmo um Chai ;)
Ao ler este livro fiz mais uma magnifica viagem até à India, relembrando detalhes da sua cultura que já havia descoberto com outras leituras, mas sobretudo senti a cultura deste povo fascinante vista das mais variadas prespectivas.
O autor mostra-nos a Índia aos olhos de vários personagens, todos bem diferentes, mas no geral todos descontentes com a sociedade em que estão inseridos e a vida.

"Shankara pensou: "Ele pertence a uma casta mais alta que a minha, mas é pobre. Então afinal, para que serve essa coisa da casta?
Será apenas uma fantasia para entreter velhos como ele? Se disséssemos simplesmente a nós próprios: "A Casta não passa duma ficção", será que ela ia desfazer-se em fumo?; se disséssemos:"Eu sou livre", tomaríamos consciencia de que sempre fomos livres?"

Apesar da mistura de povos, linguas, religiões e ideologias na actualidade, alguns dos costumes mais antigos ainda são seguidos à risca, sobretudo no que diz respeito às Castas e a todos os rituais religiosos.
Gostei bastante da forma como autor nos guia pela cidade, fazendo sempre uma pequena introdução da zona que se segue e com a sua escrita calma a leitura desenrola-se de uma forma rápida mas serena... e qualquer duvída com os termos utilizados, o glossário no final é execelente, tantos na compreensão das expressões como da própria cultura Indiana.
Um romance histórico, que nos leva por terras Asiáticas e nos mostra que "Desejar alguma coisa na vida, (...) é reconhecer que o tempo é limitado".
Mais um Autor a seguir.
Parabéns à Editorial Presença por mais uma óptima publicação.

"Um Fogo Eterno", de Barbara Keating & Stephanie Keating

"Três mulheres em busca de amor e redenção, na apaixonante sequela de Irmãs de Sangue

Hannah, Sarah e Camilla partilharam uma infância mágica e feliz no Quénia. Anos depois, as três jovens mulheres regressam às terras altas da África Oriental e àquele que é agora um país independente.
Hannah luta para preservar a sua memória na fazenda Langani, alvo de uma série de ataques violentos que ameaçam a sua segurança e casamento. Sarah está a estudar o comportamento dos elefantes numa zona perigosa devido à acção de caçadores furtivos, refugiando-se no trabalho para superar a morte do seu amor de infância. Camilla, um ícone mundial da moda, abandona a sua carreira em Londres e regressa ao Quénia por amor a um carismático caçador e guia de safáris. Mas um segredo paira sobre elas. Com a ajuda de um ambicioso jornalista indiano, elas vão desvendar a verdade por detrás da morte do noivo de Sarah e dos constantes ataques à fazenda e às suas vidas. As paixões e provações por que passam estas inesquecíveis heroínas, unidas uma vez mais pela amizade e pelo amor ao país das suas infâncias, fazem de Um Fogo Eterno um romance épico e magnífico."
 
A Minha Opinião:
Este é um livro maravilhoso!!!
Depois de "Irmãs de Sangue", que é dos melhores livros que já li até hoje, fiquei logo de "antenas no ar" quando soube que iria haver este "Um Fogo Eterno". Por norma estas sequelas de livros acabam sempre por nos desampontar, mas aqui não é o caso.
Assim como no primeiro livro as autoras conseguem manter a leitura sempre empolgante, se não pela história pelas magnificas descrições das paisagens do Quénia.
As três amigas mais uma vez, cada uma à sua maneira, encaram a vida os problemas cada uma à sua maneira, mas sempre apoiando-se umas nas outras mesmo que nem sempre estejam juntas.´
Espero em breve ter tempo para ler os dois seguidinhos...

"Os Anagramas de Varsóvia", de Richard Zimler

"Um romance policial arrepiante e soberbamente escrito passado no gueto judaico de Varsóvia. Narrado por um homem que por todas as razões devia estar morto e que pode estar a mentir sobre a sua identidade…

No Outono de 1940, os nazis encerraram quatrocentos mil judeus numa pequena área da capital da Polónia, criando uma ilha urbana cortada do mundo exterior. Erik Cohen, um velho psiquiatra, é forçado a mudar-se para um minúsculo apartamento com a sobrinha e o seu adorado sobrinho-neto de nove anos, Adam.


Num dia de frio cortante, Adam desaparece. Na manhã seguinte, o seu corpo é descoberto na vedação de arame farpado que rodeia o gueto. Uma das pernas do rapaz foi cortada e um pequeno pedaço de cordel deixado na sua boca. Por que razão terá o cadáver sido profanado? Erik luta contra a sua raiva avassaladora e o seu desespero jurando descobrir o assassino do sobrinho para vingar a sua morte. Um amigo de infância, Izzy, cuja coragem e sentido de humor impedem Erik de perder a confiança, junta-se-lhe nessa busca perigosa e desesperada. Em breve outro cadáver aparece – desta vez o de uma rapariga, a quem foi cortada uma das mãos. As provas começam a apontar para um traidor judeu que atrai crianças para a morte. Neste thriller histórico profundamente comovente e sombrio, Erik e Izzy levam o leitor até aos recantos mais proibidos de Varsóvia e aos mais heróicos recantos do coração humano. "

Sobre o autor:
Richard Zimler nasceu em Nova Iorque em 1956. É licenciado em Religião Comparada pela Duke University e mestre em jornalismo pela Stanford University. Vive no Porto desde 1990, onde é professor de jornalismo. Traduziu para Inglês alguns poetas portugueses contemporâneos, entre os quais Al Berto e Pedro Tamen. Em 2002 naturalizou-se português.


Escreveu cinco romances desde 1996, quatro dos quais foram publicados em Portugal: O Último Cabalista de Lisboa - best-seller em onze países, incluindo os Estados Unidos da América, Inglaterra, Itália, Brasil e Portugal - Trevas de Luz, Meia-Noite ou O Princípio do Mundo (Gótica, 2003) e Goa ou o Guardião da Aurora (Gótica 2005), o terceiro livro da série sobre diferentes ramos e gerações da família Zarco de judeus portugueses.

A Minha Opinião:
Vergonhosamente digo que este é apenas o 2º livro que leio deste excelente autor.
Fico triste quando penso nas grandes obras que andam por aí e o meu tempo é tão pouco para as ler.
Este foi um livro que me absorveu todos os poucos momentos livres que tenho tido, pois com a sua história dramática mas com uma maneira de escrever sublime o autor faz com que os leitores queiram sempre saber mais e mais da missão que Erik tomou como sua. A vida dos Judeus e Nazis naquela época já está descrita em inumeros livros e retratada em muitos filmes, mas Zimler aborda o temos mais uma vez de uma forma magestosa, introduzindo no meio de um tema tão forte uma vertente policial que faz com que a leiturra não se torne tão "pesada".
Esta é uma leitura obrigatória para todos, pois não só a nivél histórico, mas mais que tudo a nivel Humano é uma verdadeira lição de vida.

"Tento festejar o facto de acordar todas as manhãs"

Não deixem de ler ;)

"As Cores da Minha Vida", de Teresa Marques


"Este livro é um relato sofrido, contado na primeira pessoa, da vida de uma mulher portuguesa ― independente, apaixonada e determinada ― que atravessa a segunda metade do século XX em luta contra os preconceitos de uma sociedade que asfixiava. É constituído por oito capítulos, cada um identificado por uma cor.
São os acontecimentos que marcam o percurso da personagem principal que determinam cada uma das cores ― as cores da sua vida.
Um país em ditadura, uma gente que vai procurar em África o que aqui não encontrava, uma guerra que deixou feridas ― mas também, as lutas estudantis, o 25 de Abril, a reforma agrária…
Dotada de uma personalidade muito forte, esta mulher é capaz de fazer as suas escolhas pessoais sem se deixar intimidar.
A protagonista deste romance, como muitas outras mulheres portuguesas, soube enfrentar todas as vicissitudes com que se deparou e soube lutar, corajosamente, pelos seus interesses.
Sempre atenta às transformações sociais e políticas que em Portugal e no resto do mundo se faziam sentir, teve a ousadia de viver de acordo com os seus princípios e convic­ções."

A Minha Opinião:
Um livro muito bom, que se lê de um folego. Pequenino mas muito bem recheado ;)
Retrata a conjuntura politica e social do nosso país nas décadas de sessente e setenta, estendo-se depois, mas de forma mais resumida até quase à actualidade, vista pelos olhos de uma mulher lutadora e sempre inconformada com a sua vida.
É como que um diário onde a protagonista nos descreve os problemas que teve de enfrentar com a sua familia e também com a sociedade numa altura em que a mulher era vista como um acessório ao resto da sociedade.
Adorei ler :)

A forma como a autora nos mostra como eram as coisas naquela época, como era a vida dos retornados antes do seu regresso a Portugal e também depois, é feita de uma forma bastante simples que leva o leitor a querer ler tudo seguidinho sem interrupções. A alusão a filmes que marcaram determinada época, fez-me ter vontade de rever os que já vi e ver os que ainda não tive oportunidade. Há também as musica e mesmo a livros que marcaram a protagonista mas que também a ajudaram a ultrapassar os seus problemas mais graves.
Achei engraçado o facto de serem atribuidas cores a cada fase da sua vida, é verdade que às vezes dizemos "a vida está preta" ou "é tudo muito cor-de-rosa", mas sinceramente nunca tinha pensado em fazer isto e agora dou por mim a atribuir cores aos meus dias ;) 
Quanto a passagens que tenha gostado, aqui vos deixo uma:

"Qual é a cor da Saudade? Existe uma cor que traduza a busca de nós mesmos? A procura da nossa identidade? Do rumo da nossa vida?" (Pag. 107)

Depois tenho outra que também adorei e que é uma grande verdade, mas também a mim me acontece ;)

"Emborado preço dos livros seja quase proibitivo, muitas vezes não resisto a comprar algum." (Pag. 124) 

Agora a titulo de curiosidade: o meu dia hoje foi... Azul :)
Um livro excelente, não deixem de ler!

(Mais uma vez bem haja ao Segredos dos Livros!)

"A Dádiva" de Toni Morrisson

"Da autoria da primeira mulher negra a ser distinguida com o Prémio Nobel da Literatura (1993), A Dádiva é um romance extraordinário que se passa na América do Norte de finais do século XVII. Profundas divisões sociais e religiosas, opressões e preconceitos exacerbados propiciam o cenário ideal para a implantação da escravatura e do ódio racial. Jacob Vaark é um comerciante anglo-holandês que apesar de se manter à parte do negócio dos escravos, que então dá os primeiros passos, acaba por aceitar uma menina negra, Florens, como pagamento de uma dívida de um fazendeiro de Maryland. Nesta parábola do nascimento traumático dos Estados Unidos, Morrison revela-nos o que se esconde sob a superfície de qualquer tipo de sujeição, incluindo a da paixão, e o quanto essa falta de liberdade é nociva para a alma."

A Minha Opinião:
Em primeiro lugar quero dizer que adorei a capa e o marcador. Consegue-se entrar na história com a imagem da criança do marcador com os sapatos da capa ;)
Neste excelente Romance Histórico a Autora toca num nos maiores pontos fracos de toda a Humanidade: A Liberdade.
Numa altura em que muito se abusava do ser humano, de uma forma cruel, recorrendo a justificações como a cor da pele, a religião ou a simples posição social, quatro mulheres tentam a todo o custo sobreviver aos dissabores da sua vida e encontrar a sua liberdade.
Cada uma à sua maneira têem a sua escravidão e a sua liberdade...
A Autora enquadra cada personagem na história de uma forma sublime e com descrições pormenorizadas das suas vidas, livres ou não, e a forma como os seus destinhos se cruzam... e temos também uma outra Mulher, que essa sim, no meu ponto de vista conseguiu a sua liberdade quando abdicou de um dos seus maiores tesouros, pois elas sabia que "...receber domínio sobre outro é errado; dar domínio de si mesmo a outro é uma coisa perversa." (Pag. 137).
Esta leitura levou-me a questionar: o que é a Liberdade ? Será que nos dias que correm não somos nós mesmos, muitas vezes, escravos da nossa própria liberdade? Saberemos o que é realmente a liberdade?

"Não sei qual é a sensação nem o que significa, ser livre ou não ser livre." (Pag. 60)

Com uma escrita, por vezes complexa, que nos faz voltar atrás várias vezes durante a leitura, a autora transmite-nos uma verdadeira lição de vida, com muitas passagens poéticas que nos tocam a alma.

"...De súbito um lençol de pardais cai do céu e instala-se nas árvores. São tantos que das árvores parecem brotar pássarosJustificar completamente e não. de modo algum, folhas. (...) Nós nunca moldamos o mundo. O mundo molda-nos a nós. Súbita e silenciosamente, os pardais desaparecem." (Pag. 62)

Os meus parabéns à Editorial Presença pela edição deste pequeno Grande livro.
Espero que em breve editem mais desta excelente Autora que só agora tive o prazer de ler.
Não percam a oportunidade de ler "A Dádiva" e vejam como por vezes com uma dádiva conseguimos atingir uma liberdade plena ;)
Este é mais um daqueles livros que eu aconselho a que todos a leiam, pois não é apenas mais um Romance Histórico, mas também uma chamada de atenção à Liberdade, ao Amor, à Amizade e ao Respeito pelo próximo.

"O Amor em Anos nos Chumbo" de E. S. Tagino

"Estamos nos finais de 1837, em plena Guerra Civil entre liberais e miguelistas. O brigadeiro José Joaquim de Sousa Reis, mais conhecido por Remexido, Comandante do Exército do Sul por nomeação do proscrito D. Miguel, atravessou todo o Alentejo e veio atacar Grândola. Este ataque é o ponto de partida de O Amor nos Anos de Chumbo. Através de uma tórrida e triangular história de paixões, E. S. Tagino transporta-nos a um tempo em que, sobre as cinzas do antigo regime e enquanto o romantismo florescia no coração dos poetas, os frades egressos, com a extinção das ordens religiosas e a confiscação dos conventos, vagueavam pelos campos; os barões, disfarçados de liberais, abocanhavam o cadáver do país, e o vírus do caciquismo se instalava no corpo apodrecido da Nação. Com o Estado na bancarrota, sob a pressão inglesa que ameaçava tomar-nos a Índia, com as diversas facções do Setembrismo a digla-diarem-se publicamente e uma revolta camponesa generalizada, O Amor nos Anos de Chumbo retrata uma realidade decadente onde, apesar de tudo, o amor sem barreiras, alguma consciência social e o lento despertar do Povo são os sinais, ténues mas esperançosos, de uma possível regeneração."

A Minha Opinião:
Mais um autor que não conhecia ;)
Uma história com muitos militares, numa época em que Portugal atravessava sérios problemas.
Adorei as descrições pitorescas dos maravilhosos Alentejanos e das suas tradições como a do matar do porco que ainda hoje se leva muito à letra!A história de amor que à primeira vista nos parece impossivel, acaba por acontecer contra todas a expectativas do leitor.
A linguagem é bastante acessível o que faz com que a leitura seja feita de forma bastante rápida... pelo menos para mim ;) Adorei também a capa, que nos leva às grandes e belas planicies do nosso Alentejo.
Vou com toda a certeza querer ler mais livros do autor!

(Bem haja Fbeatriz e ao Site Segredo dos Livros)

"O Que Falta ao Tempo", de Angela Becerra

"Mazarine é uma jovem estudante de pintura que vive sozinha no Quartier Latin de Paris. Na sua casa, guarda um valioso segredo que havia sido conservado através de gerações e que pode mudar o rumo da arte. A sua vida ver-se-á convulsionada pelo aparecimento de Cádiz, um génio da pintura, criador de um movimento revolucionário que desperta nela uma paixão sem limites. Com este fascinante romance, Ángela Becerra, reconhecida como criadora do Idealismo Mágico, penetra no mais profundo da alma das personagens e leva ao limite a eterna dualidade humana. Uma história magnética e comovente que transcende a paixão e a razão, a inocência e a luxúria, o material e o espiritual, a inquietação e a calma, num imparável torvelinho de emoções e sentimentos que, linha a linha e até ao final, farão vibrar o leitor.Uma história comovente que transcende a paixão e a razão, a inocência e a luxúria."

A Minha Opinião:
Estou completamente rendida a esta excelente autora.
A sua escrita, fácil e fluida, tem uma forma melodiosa e muito doce de nos passar a história de uma maneira maravilhosa.
Uma história que vai para lá da realidade (ou não) e que estrapola todas as vertentes da razão mas sobretudo que mostra-nos "O que falta ao tempo" ;)
Com uma extratordinária mestria a autora conta-nos a história Mazarine e da sua Santa Sienna, baseado-se na história verídica de Santa Clara Martir, intercalando com muitas informações sobre famosos pintores que marcaram e continuam a marcar a nossa Arte. Este é um daqueles livros em que durante a sua leitura damos por nós a comentar o que estamos a ler em voz alta e conosco próprios.
O final é surpreendente e apesar de todos os acontecimentos menos bons acaba por nos colocar um sorriso nos lábios.
A lição mais importante que se retira é não esquecer nunca "O que falta ao Tempo", de uma forma muito clara a autora mostra-nos o que é, e nessa altura a conclusão a que chegamos é: "Claro, só podia ser!!!" ;) Não vou dizer o que é, por isso leiam este excelente livro!
Fico contente por, por fim, uma editora ter dado um opotunidade a esta excelente autora, só espero que sejam editados mais livros dela e para breve!!!

(Bem haja Fbeatriz e ao Site Segredo dos Livros)

"A Rosa Rebelde" de Janet Paisley

"Numa época em que a guerra civil dividia a nação, Anne acreditou que podia bater-se com os melhores guerreiros. Pela espada. Por convicção. Por paixão. A Rosa Rebelde conta-nos a fascinante e turbulenta história de uma notável figura histórica, Lady MacIntosh, que ficou conhecida como coronela Anne. Foi uma heroína das Terras Altas da Escócia, uma encantadora rebelde, uma Braveheart que arriscou tudo, incluindo a sua vida, por amor ao seu país e ao seu rei. Fruto de uma cuidada investigação histórica, e com notável mestria, Janet Paisley criou uma extraordinária história de amor, conflito, lealdade e traição que se lê compulsivamente. Uma sensual aventura histórica, repleta de emoção, protagonizada por uma heroína apaixonada e irresistível."



A Minha Opinião:
A minha opinião vai começar pela capa! Este livro tem uma capa muito bonita, não tem?!?! Ficamos logo com a certeza que nos irá contar a história de uma grande Mulher ;)
Realmente é isso que acontece!
Anne conquista-nos logos nas primeiras linhas. Uma adolescente rebelde mas com um coração do tamanho do mundo, que após a morte de seu pai acaba por casar o chefe do clã MacIntosh. Numa altura em que a luta pela idependencia da Escócia em relação aos Ingleses era uma prioridade, muitas factores irão influenciar a vida de Anne. Para manter as suas terras e o seu clã o marido de Anne vê-se obrigado a apoiar a União da Escócia com Inglaterra ficando assim Anne e o marido em campos de batalha opostos. A partir daí tudo acontece, traição, romance, morte e muitas aventuras.
Este é um livro bem recheado de muitos factos da História, descreve-nos muito bem como era a vida dos Clãs naquela altura na Escócia confrontando esse modo de vida com a dos Ingleses. Gostei sobretudo do papel das mulheres, nada era feito sem o seu acordo e não havia homem algum que travasse a vontade de uma mulher, mesmo que ela fosse a sua esposa. No caso das Inglesas era exactamente o contrário, elas só tinham de se submeter às vontades dos seus "Senhores". Ter que deixar de beber cerveja e comer papas de aveia ao pequeno almoço para passarem a beber água quente com umas folhinhas pretas que faziam com que as mulheres se engasgassem ;)
Agora digam-me lá se a Coronela Anne não tinha toda a razão?!?!?!
Bem, a verdade é que a parte do chá nem a desagradou muito!!!
Na parte do romance também há muito a se dizer, mas apenas vos direi que o Amor e a Amizade prevalecem sempre, as provas dos mesmos que vão aparecendo ao longo da história encheram-me os olhos de lágrimas algumas vezes.
Este é um livro que vou querer reler, posso dizer que dava um belo filme, mas mesmo que isso acontecesse eu não o iria ver, pois não iria querer perder as imagens que criei da Coronela Anne no seu fato de montar de veludo azul, em cima do seu cavalo branco, com a neve a cair-lhe em cima...
Um Romance Histórico maravilhoso, daqueles que se fecham com tristeza pelas incriveis personagens que deixamos para trás, mas também o fechamos com satisfação pois é daquelas leituras que nos colocam com todos os sentimentos à flor da pele ;).
Resumindo: a pesquisa histórica é notável, o romance é avassalador, a escrita é excelente e a encadernação mostra bem o que que o leitor deve esperar deste livro. Não deixem de o ler ;)

(Bem haja Fbeatriz e ao Site Segredo dos Livros por me proporcionarem excelentes leituras como esta!)

"O Rastro do Jaguar", de Murilo Carvalho

"Estamos no virar do século XIX em Congonhas do Campo. Pereira, um antigo jornalista de origem portuguesa, revisita as suas memórias, que percorrem todo o conturbado período da segunda metade do século. Através do relato da sua viagem, Pereira, que deixara Paris com o seu grande amigo e companheiro Pierre, leva-nos a conhecer o Brasil em guerra com o vizinho Paraguai, no período mais decisivo da sua história. Uma guerra sangrenta que o Brasil trava ao lado da Argentina e do Uruguai e que, para Pereira e Pierre, será o momento decisivo das suas vidas. É também a guerra pelo espaço vital das populações índias que, humilhadas pela acomodação forçada às regras e vivências dos colonos, tentam recuperar a sua Terra Mítica onde o Mal não existe. É ainda a guerra travada por Pierre para se definir a si mesmo: índio, como o seu povo, ou europeu, tal como foi criado? Levado em criança por Auguste de Saint’ Hillaire do Brasil para França, descobre, já adulto, nas feições de dois índios presos, a chave para as suas raízes nunca explicadas. Raízes que vai encontrar nesse cruzamento do Rio da Prata onde brasileiros e paraguaios morrem aos milhares e os índios guarani lutam por uma terra onde possam de novo viver livres e em paz. Da França à Argentina, do Brasil ao Paraguai, do sertão nordestino aos planaltos do Sul do Brasil, Pereira relata-nos de uma forma empolgante e quase cinematográfica as grandes transformações que definiram a América do Sul. Pelo caminho, encontra o amor perfeito e Pierre a pátria a que, junto dos seus, pode chamar sua. Baseado em factos verídicos e personagens reais, O Rastro do Jaguar é um fresco dos intensos choques culturais e sociais que marcaram o século XIX e a relação dos europeus com as suas antigas colónias agora independentes."

A Minha Opinião:
Um Romance Histórico excelente!
A busca de Pierre pelas suas origens, os detalhes históricos muito bem relatados e os diversos povos envolvidos transformam a leitura deste Grande Livro numa aventura magnifica.
Sempre me fascinaram as crenças populares e neste livro há descrições de muitas, especialmente da cultura indígena ;)
As tradições e mitos dos Índios são por vezes assustadoras, mas sempre fascinates.
Um livro a reler!
(Bem haja Fbeatriz e ao Site Segredos dos Livros!)

" A Estrela da Babilónia" de Barbara Wood

"Numa noite de tempestade, a arqueóloga Candice Armstrong é chamada de urgência à cabeceira do seu velho professor, John Masters, que sofreu um acidente. O moribundo implora-lhe para ir a casa dele, mencionando a «Estrela da Babilónia» e uma misteriosa chave. Candice inicia então uma trepidante busca que a leva à Síria na companhia do filho do professor, Glenn Masters, um misterioso e taciturno inspector da polícia.Entretanto, Philo Thibodeau – seguindo as instruções da seita ultra-secreta a que pertence, os Alexandrinos – parte no seu encalço, e Candice e Glenn vêem-se obrigados a arriscar as suas vidas, numa corrida contra o tempo através do deserto.

Sobre a autora:Barbara Wood nasceu em Inglaterra e emigrou, ainda nova, para os EUA com a família. É autora de vinte e um romances, todos eles best-sellers internacionais. Nos seus livros, que se encontram traduzidos em mais de trinta línguas, abundam as paisagens exóticas imbuídas de muita paixão e aventura.

A Minha Opinião:
Um excelente romance histórico sobre a existência de Deus, os escritos da Biblia, organizões e seitas secretas.
Candice e Glenn farão tudo o que está ao seu alcance para conseguir concretizar os últimos desejos do Professor John Masters.
Numa busca pelo meio do deserto enfrentando muitos perigos e os seus maiores inimigos, vêem-se confrontados com demasiados enigmas que só no final conseguirão desvendar.
No meio de tanta confusão nasce o Amor entre os dois, mantendo-os juntos até ao final, no encalço da solução de todos os mistérios.
Quanto à Estrela da Babilónia, será grande a surpresa ;)
Um livro muitissimo bom, recheado de factos históricos e muitos pormenores sobre os famosos livros perdidos da Bíblia.

(Bem haja Fbeatriz e ao Site Segredo dos Livros)

"O Toque de Midas", de Collen McCullough

"No centro do romance está Alexander Kinross, lembrado na sua Escócia natal como um pobre jovem aprendiz de caldeireiro. Mas quando, anos mais tarde, escreve da Austrália a avisar que a noiva pode ir ter com ele, os seus parentes rapidamente se apercebem que fez fortuna com o ouro.Chegada a Sidney depois de uma difícil viagem, Elizabeth Drummond, de 16 anos, encontra-se com o seu futuro marido e descobre, para sua infelicidade, que ele a assusta e repugna. Sem outra hipótese, casa com ele e fica relegada numa quinta algures no imenso campo australiano. Nem sequer faz ideia que ele mantém uma amante, a sensual e extrovertida Ruby Costevan.Cativado pelas diferentes personalidades da esposa e da amante, Alexander decide manter ambas as mulheres. Elizabeth dá-lhe duas filhas. Movido pelo desejo de ter um varão, Alexander vira-se para o filho de Ruby, como possível herdeiro do seu império."

A Minha Opinião:
Este é um dos melhores livros que li este ano :)
São pouco mais de 500 páginas de pura emoção, sem nunca se quebrar o interesse na história... nem vos digo o que acontece com o ritmo de leitura de uma viciada em livros... sem sono!!!
Já tive o prazer de ler mais livros desta Autora e todos me agradaram muito, mas este é esplêndido mesmo.
Fiquei logo cativada pelo facto de a história se passar na Austrália, fazendo-me lembrar "A Viagem de Morgan".
"O Toque de Midas" conta-nos a vida de Alexander e como ele transformava tudo aquilo em que tocava numa grande riqueza. Um rapazinho bastardo, que fugiu a meio da noite com a roupa do corpo conseguiu fazer uma monstruosa fortuna para si e para os seus amigos.
As personagens são maravilhosas: Alexander com o seu temperamento forte mas muito generoso, Elizabeth de uma sinceridade espantosa, Ruby com a sua maneira de ser muito peculiar e depois temos Nell, Anna e Lee. Todos tem uma presença muito marcante na história e nos tocam de uma forma muito especial.
Depois de muitos desgostos e algumas alegrias o fim é surpreendente... mas confesso que fiquei sempre com a "pulga atrás da orelha" ;) depois da grande explosão!
Um livro que quero ter na minha estante e irei sem duvida reler!
Se tiverem oportunidade não deixem de ler, tanto este como o "A Viagem de Morgan".

(Bem haja Catiaborboleta por este fantástico Bookring!)

"Mil Sóis Resplandecentes", de Khaled Hosseini

"Há livros que se enquadram na categoria de verdadeiros fenómenos literários, livros que caem na preferência do público e que são votados ao sucesso ainda antes da sua publicação. Há já algum tempo que se ouvia falar de Mil Sóis Resplandecentes, do afegão Khaled Hosseini, depois da sua fulgurante estreia com O Menino de Cabul, traduzido em trinta países e agora com adaptação cinematográfica em Portugal. A verdade é que assim que as primeiras cópias de Mil Sóis Resplandecentes foram colocadas à venda, o romance liderou o primeiro lugar nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha, Holanda, Itália, Noruega, Nova-Zelândia e África do Sul, estando igualmente muito bem classificado no Brasil e em França. A própria Amazon americana afirmou que há muito tempo não tinha visto um entusiasmo tão grande a propósito de um livro. Devido ao elevado número de encomendas, nos Estados Unidos, foram realizadas cinco reedições ainda antes do livro chegar às livrarias e na primeira semana após a publicação, já tinham sido registadas um milhão de cópias em circulação. É pois um caso verdadeiramente arrebatador que combina preferências populares potenciadas pelo efeito de passa-palavra às melhores críticas internacionais. Confirmando o talento de um grande narrador, Mil Sóis Resplandecentes passa em revista os últimos trinta anos no Afeganistão através da comovente história de duas mulheres afegãs casadas com o mesmo homem, unidas pela amizade e pela dor proveniente dos abusos que lhes são infligidos, dentro e fora de casa, em nome do machismo e da violência política vigente durante o regime taliban, mas separadas pela idade e pelas aspirações de vida. Um livro revelador, que aborda as relações humanas e as reforça perante reacções de poder excessivo e impunidade."

A Minha Opinião:
Uma verdadeira história de sobrevivência, que infelizmente continua a ser o retrato de muitas realidades, mesmo nos dias de hoje!
Todos conhecemos a história do Afeganistão, a guerra, a pobreza e a maneira cruel como são tratadas mulheres e crianças.
A história de Laila e Mariam é triste, sofrida e muito terrível, mas mesmo assim a amizade, a cumplicidade e o amor que nascem entre as duas dá-nos um pouquinho de conforto ao sabermos que no meio daquelas sociedades os mais fracos acabam por se apoiar uns aos outros.
Um livro com descrições bem violentas tanto do ambiente de guerra como no simples seio familiar, o que transforma por vezes a leitura num suplicio por sabermos que casos destes realmente acontecem.
No final, quando Laila vai à aldeia de Mariam as lágrimas rolaram-me pelas faces, pensando como os desencontros da vida por vezes podem originar verdadeiras tragédias.
Um livro que nos toca no fundo da alma.

(Bem haja Melrita pela oportunidade de o ler!)

"O Caderno Secreto de Leonardo" - Tomo II, de Jack Dann

"Imagine o que aconteceria se Leonardo da Vinci tivesse a oportunidade de dar uso às suas fabulosas máquinas e invenções… bombas, submarinos, tanques e aparelhos voadores. Imagine Leonardo e o jovem Niccolò Machiavelli a voarem de balão sobre o Egipto. Imagine o amigo íntimo de Leonardo, Sandro Botticelli, a ser exorcizado em Florença e a cavalgar os desertos com o Califa do Egipto. Acompanhe o perigoso dia-a-dia do mundo da Renascença e conheça as grandes personagens da época, desta vez no longínquo e misterioso Oriente onde Leonardo irá enfrentar novos desafios. É essa a experiência que irá obter com esta segunda e última parte de O Caderno Secreto de Leonardo."

A Minha Opinião:
Nesta 2ª parte da história Leonardo inicia a sua viagem para o Egipto a bordo de uma Caravela comandada por Cristóvão Colombo. Será uma viagem cheia de Guerras e mortes devido em grande parte às suas grandes invenções. Perde alguns dos seus amigos e vive um busca incessante pelo seu pequeno aprendiz Niccolò Machiavelli, enquanto está prisioneiro do Califa do Egipto e da Síria.
Muito haveria a dizer sobre esta grande aventura de Leonardo da Vinci mas as palavras não fariam juz à grandiosidade deste romance histórico recheado de grandes personalidades.
O Caderno Secreto de Leonardo é sem duvida um livro a não perder para quem aprecia bons Romances Históricos.

(Bem Haja à Fbeatriz e ao Site Segredo dos Livros!)

"O Caderno Secreto de Leonardo" Tomo I, de Jack Dann


Tomo I
"Imagine todas as máquinas de guerra que Leonardo desenhou no papel a ganharem vida e a travarem uma batalha que poderá mudar a História tal como a conhecemos...
Numa obra-prima da fantasia histórica, Jack Dann recria a magia da Itália Renascentista e oferece a sua própria história secreta de um ano na vida de Leonardo da Vinci...Florença do século XV. Numa cidade governada pelos Médicis, num tempo em que a magia e a ciência eram uma só, irrompe o génio de Leonardo Da Vinci. Rodeado de figuras brilhantes maiores do que a vida como Sandro Botticelli e Niccòlo Machiavelli, Leonardo vive a vida prestigiada de um artista e ama uma mulher arrebatadoramente bela. Mas um inimigo implacável conspira a sua queda. E cedo este grande artista inventor será forçado a abandonar a cidade onde nasceu, para dar início a uma viagem mística para um destino - e uma aventura - que poderiam ter sido realidade. "

A Minha Opinião:
Este sim é um verdadeiro Romance Histórico!!!
Já tive oportunidade de ler outros livros onde me cruzava com os ilustres personagen de Florença na altura de Leonardo Da Vinci, mas nunca em tão grande número.
É-nos apresentado um vasto desfile de personagens Históricas, desde os famosos Médicis aos seus etenos inimigos Pazzi e também um grande numero de Pintores, Escultores e não só, que marcaram todo o mundo com a sua Arte.
Leonardo Da Vinci é-nos apresentado como um aprendiz que em vez de se dedicar às suas pinturas e esculturas, divide a sua atenção entre os seus esboços de engenharia e o seu grande amor Ginevra de Benci, o que lhe dará grandes dissabores e provocar a ira dos seus inimigos.
Depois há também a Catedral da Memória, que Leonardo descobre numa das grandes festas de Florença, onde tudo era permitido.

"Santo Agostinho escreveu que existem três tempos: o Presente das coisas passadas; o Presente das coisas presentes; e o presente das coisas futuras. O meu sistema de memória permite aos practicante lembrar-se de coisas que aconteceram antes do seu tempo. Lembrar-se do passado que nunca presenciou... e lembrar-se do futuro." (pag. 124)

No decurso deste I Tomo assistimos às experiencias de Leonardo, aos seus desgostos e a algumas das suas alegrias, vemos quem são os seus amigos e a quem ele verdadeiramente respeita.
As descrições feitas das festas da altura renascentista pelos Médicis e outros não devem ser usadas como exemplos nas aulas de História para retratar a sociedade da altura (não resisti!!!!), apesar de este livro ser uma verdadeira riqueza histórica, pois está tudo muitissimo bem explicado com várias notas de rodapé que chegam a ocupar quase meia página com as explicações de quem foi quem e o que fez, de louvar esta maravilhosa pesquisa e atenção para com os leitores, pesquisa esta que faz com que tenhamos vontade de pesquisar mais e mais acerca dos assuntos faládos pelas várias personagens ;).
Terminado esta primeira parte da história de forma bastante violenta, irei agora mergulhar no II Tomo e descobrir mais sobre as invenções do Grande Mestre Leonardo Da Vinci e da sua Catedral da Memória.
Poderia perder-me com comentários sobre este livro, mas não o farei, apenas aconselho a quem aprecia Romances Históricos, que o leia de forma calma para não perder pitada, mas sempre auxiliando-se da notas de rodapé e da listagem de personagens que vem logo no inicio, pois são bastantes personagens e com nomes bem parecidos ;)

(Bem Haja Fbeatriz por esta Maravilha ;) e ao Site Segredo dos Livros)

"O Quarto Arcano - O Anjo Negro", de Florencia Bonelli

"No princípio do século XIX, diferentes processos revolucionários espalham-se pelas colónias espanholas da América, desejosas de se tornarem independentes da Coroa de Espanha. Buenos Aires será uma das primeiras capitais a concretizar esse sonho. É nesse contexto que decorre o romance de Florencia Bonelli, a mais popular autora histórico-romântica do panorama literário latino-americano.Roger Blackraven é um abastado homem de negócios inglês, com interesses particulares em Buenos Aires, onde é amo e senhor de terras e gentes, que o temem e respeitam. Mas a sua vida vai cruzar-se com o Anjo Negro.
O Anjo Negro é Melody Maguire, uma exótica crioula ruiva, filha de um pai irlandês evadido do seu país para escapar à justiça inglesa. Assim apelidada pelos escravos, Melody luta pelo fim da escravatura. Roger representa para ela tudo o que mais odeia: é inglês, mulherengo, dono de escravos, um déspota - e, no entanto, não consegue evitar a atracção escaldante que nasce entre os dois.
Romance histórico profundamente comprometido, romance sentimental com as cores e os cheiros da América Latina, muitas vezes imbuído de uma carga de erotismo fortemente explícito, O Quarto Arcano revela aos leitores portugueses uma das mais populares escritoras argentinas. O Quarto Arcano, de Florencia Bonelli, serve-se da História como contexto mas é o enredo que promete apaixonar os leitores portugueses. O Anjo Negro é o primeiro de dois volumes que compõem a obra.

A Minha Opinião:
Depois de muito me ser recomendado este livro de forma bastante entusiástica por amiga não resisti a pegar-lhe apesar de estar no fundo da grande pilha de livros que tenho para ler... tentei, mas não deu para esperar mais :)
É sem duvida um verdadeiro Romance Histórico. A autora enquadra uma bela história de Amor de Melody e Roger num contexto histórico cheio de traições e mistérios.
A escravatura e a luta pela liberdade, os abolicionistas, um rei em fuga mas lutando para recuperar o seu trono, amores proibidos, paixões arrebatadoras, amizades sinceras, intrigas, mistérios, traições, bruxarias e as famosas cartas de Tarot que fazem com que tudo se vá encaixando.
A leitura deste livro torna-se compulsiva quando com a ajuda das "Notas de um Sicário" vamos aprofundando o contexto histórico e conhecendo melhor alguns dos personagens. (Sicário, assassino a soldo ou assassino de aluguel é uma pessoa que mata encargo em troca de favores econômicos ou de outra natureza)
As descrições da "vida privada" de Melody e Roger são pormenorizadas o bastante para fazer corar quem está a ler, assim com as cenas de violência são brutais a ponto de nos fazer colocar o livro de lado e só depois de um tempo continuar.
Para mim este Grande Romance só tem um senão, acaba de forma abrupta deixando tudo em aberto até ao próximo volume o que para uma leitora como eu é uma verdadeira tortura :)))
Ficarei ansiosa até que seja publicado o próximo volume!!!

(Bem Haja Fbeatriz pela recomendação e empréstimo e ao site Segredo dos Livros)

"A Praia da Saudade" de Francisco Salgueiro

"Portugal, 1964. Salazar proibia a Coca-Cola, a censura amordaçava escritores e a PIDE prendia inocentes. Beatriz e Rodrigo apaixonam-se. Ela, de educação católica e membro da Mocidade Portuguesa Feminina. Ele, um defensor da liberdade e crítico do regime. Em plena ditadura, havia apenas uma regra no que tocava às relações: não se apaixonar pela pessoa errada.
Quarenta e cinco anos mais tarde, o neto de Rodrigo abre um cofre fechado durante décadas e encontra as cartas de amor trocadas entre os dois. Descobre a história de uma paixão impossível, que tentou sobreviver às pressões sociais de um país mergulhado nas trevas do regime salazarista. A política de Salazar obrigou à separação dos dois amantes, mas nunca conseguiu matar o amor que os unia. Poderá ainda haver um final feliz, ou será tarde demais?
Entre o ambiente de Lisboa nos anos sessenta, a guerra em África e o retrato de uma sociedade governada pelo medo, o autor, com base numa história real, escreve um romance emocionante e comovente a que nenhum leitor ficará indiferente."

A Minha Opinião:
Uma verdadeira história de Amor.
Temos um relato fiel de Portugal nos temos da Ditadura onde tudo girava à volta da conjuntura política que dominava o nosso povo, até mesmo uma banal história de Amor.
O Autor faz um retrato de todos os personagens enquadrando-os numa sociedade controladora em que nada era permitido.
Podia dizer que é apenas mais um livro sobre os tempos de Salazar, mas não é assim porque apesar de tudo aprendemos sempre algo novo.
Rodrigo mostra a Beatriz que tudo e possivel, leva-a a descobrir o Cinema, a Literatura e a beleza da vida e do País num simples piquenique numa bela praia, a Praia da Saudade. Infelizmente e devido a todas as artimanhas da vida os dois não conseguem ficar juntos...
Mas no final o Amor acaba por triunfar!
Um livro com uma história enternecedora, de alguém que se transforma uma ser sem Amor e sem gosto pela vida devido à opressão de um Sociedade opressiva, mas que descobre que pode voltar a Amar com o nascimento de uma criança a quemj passa a dedicar todos os seus dias... essa criança fará que o seu grande amor do passado volte a renascer e se perpetue pelos tempos ;)
Um livro belissimo que mais uma vez nos faz ver o quão mau era viver em Portugal em tempos de Salazar!

(Bem Haja Fbeatriz e ao Site Segredo dos Livros!)

"Não sei nada sobre o Amor", de Júlia Pinheiro

"Quando desceu o riacho, mantilha na cabeça e coração aos pulos, Maria da Glória não sonhava que quele encontro fortuito com o macho da aldeia iria marcar para sempre a sua vida. Esperava sair dali com namoro anuciado e quem sabe até casamento marcado. Saiu à pressa, com a roupa ensanguentada, as entranhas viradas e a semente de Maria da Purificação na barriga.
Estava lançado o destino de das mulheres desta familia na qual as palavras prazer, carinho, paixão e amor permanecerão para sempre num mistério."

A Minha Opinião:
Confesso que o que mais me levou a ler este livro não foi a Sinopse mas sim a Autora.
Antes de ler pesquisei um pouco sobre a saída deste livro para o mercado e qual não é o meu espanto a maioria dos comentários que encontrei eram bastante negativos e feitos por pessoas que já estavam a "matar" o livro mesmo sem o lerem só por ser da Júlia Pinheiro.
Pois bem, fazem muito mal. É óbvio que não é uma grande obra literária, mas é um excelente livro sendo o primeiro dela.
Não é um romacezito todo "cor de rosa" cheio de histórias dos seus programas (como já li nas tais criticas).
É a história inicia-se nos anos 30, uma época em que as mulheres eram apenas objectos e serviçais. Maria da Glória tem de se desenvicilhar dos problemas que arranjou e consegue fazê-lo, mas vai vivendo sempre num suplicio de culpa e ódio o que a torna uma pessoa amarga e sem qualquer tipo de amor para dar, mesmo à sua filha Maria da Puficação, mas esta cresce e os tempos são outros, já há mais um pouco de amor, mas mesmo assim é um amor que é "provocado" Sociedade de um Estado Novo, num país em que tudo é proíbido. Depois vem Maria Clara, filha de Maria da Purificação, uma criança que vê a sua familia desintegrar-se de dia para dia, sem perceber muito bem porquê numa altura em que tudo passa a ser permitido com o 25 de Abril, as mulheres passam a vestir calças e a poder fazer tudo aquilo que lhes apetece. Maria Clara com a ajuda da Avó e da Mãe consegue seguir com a sua vida apesar de todos os fantasmas que a assombram. Então nasce Benedita, filha de Maria Clara...

"Iniciou a vida sexual aos 14 anos com um colega de colégio, um "beto" como ela. Foi o primeiro de vários relacionamentos sem paixão ou sentimento. Na esfera social de Benedita, estes relacionamentos cirúrgicos não podiam chamar-se "curtes" ou "amizades coloridas". Eram amigos que exploravam a sensualidade sem deixarem que os corpos encontrassem o caminho para a transcendencia. E antes de serem adultos já eram indiciduos marcados pelo desencanto. Não era um bom augúrio." (pag. 335)

Durante o relato das vida destas mães e filhas a autora vai-nos relatando como era o nosso País nessas épocas e quais a repercussões que isso tinha na vida das sua personagens. A autora retrata muitissimo bem a nossa sociedade e faz referências a pequenas coisas que já nem nos lembramos delas por termos hoje em dia tanta escolha, como as Pastilhas Gorila e os Livros da Anita que eram as delicias das crianças (as minhas eram mesmo!!!!). Para além disto tudo mais uma coisa muito importante, a história desenrola-se practicamente toda em Castelo Branco, a minha cidade ;)
Bom, nem me vou alongar mais, gostei bastante e se sair mais algum livro da Julia Pinheiro irei lê-lo de certeza!

"Iris & Ruby", de Rosie Thomas

"Na quente e poeirenta cidade do Cairo, vive Iris de 82 anos. Mas a sua casa sossegada e claustrofóbica no velho Cairo, é subitamente agitada pela chegada da sua teimosa e obstinada neta Ruby. Fugindo de uma relação conflituosa com a família, ela procura consolo com a avó que não via há anos.Um inesperado laço surge entre elas à medida que as duas se tornam confidentes. Iris recorda um Cairo deslumbrante e cosmopolita da Segunda Guerra Mundial. Nesse tempo em que entregou o coração ao seu único e verdadeiro amor, que perdeu numa guerra devastadora.No passado de Iris reside a resposta para o futuro de Ruby. Esta necessidade de fazer as pazes com o passado vai conduzi-las ao perigoso deserto egípcio, onde esperam encontrar todas as respostas. Mas estarão preparadas para enfrentar o perigo que as aguarda?"

A Minha Opinião:
Gostei!
Confesso que comecei a ler um pouco a medo pois já li vários livros da autora e os ultimos desiludiram-me um pouco.
Li "Sol à Meia Noite" que adorei, mas depois "Encontros" e "Extravagâncias" ficaram bem longe daquilo que estava à espera desta autora.
Com este "Iris & Ruby" voltei a acreditar ;)
Adorei a forma de escrever da autora saltando repentinamente do presente para o passado e vice versa.
A história de uma avó e uma neta que não se conheciam e de repende se tornam as melhores amigas, uma mulher no fim da vida que consegue arrumar todos os fantasmas do passado e uma jovem que descobre que a vida pode ser maravilhosa, basta querer e acreditar que é possivél.
Adorei as descrições sobre o Cairo, o deserto e as Pirâmides, sempre sonhei em visitar Gizé :)

(Bem Haja Wiccaa!)

"A Vida Num Sopro", de José Rodrigues dos Santos

"Portugal, anos 30.
Salazar acabou de ascender ao poder e, com mão de ferro, vai impondo a ordem no país. Portugal muda de vida.
As contas públicas são equilibradas, Beatriz Costa anima o Parque Mayer, a PVDE cala a oposição.
Luís é um estudante idealista que se cruza no liceu de Bragança com os olhos cor de mel de Amélia.
O amor entre os dois vai, porém, ser duramente posto à prova por três acontecimentos que os ultrapassam: a oposição da mãe da rapariga, um assassinato inesperado e a guerra civil de Espanha.
Através da história de uma paixão que desafia os valores tradicionais do Portugal conservador, este fascinante romance transporta-nos ao fogo dos anos em que se forjou o Estado Novo. "

A Minha Opinião:
Mais uma vez o autor "transporta-nos" de forma exemplar para a história que nos conta.
As descrições da Sociedade, dos costumes e das pessoas são excelentes, mostrando-nos a forma de viver do povo Português na altura da Ditadura.
A história anda à volta de um casal de namorados adolescentes que não consegue triunfar no amor devido às mentalidades que dominham as suas vidas e passados alguns anos se reencontram, mas novamente a altura não é a melhor. Girando sempre em torno deste romance o autor descreve pormenorizadamente o tempo de Guerra em Espanha, o ambiente que se vivia no seio militar em Portugal e na Sociedade em geral com as perseguições da PVDE, não esquecendo a cultura (que ele enaltece sempre nos seus livros), desta vez deu enfase ao Teatro onde brilhavam os celebres Beatriz Costa, Vasco Santana entre outros.
O Romance em si não é grande coisa, mas o modo como o autor o expõe é muito bom. Apenas tenho a referir que tanto neste livro como nos outros, o autor deveria juntar uma pequena adenda relativamente a algumas expressões usadas nos seus diálogos, pois ele recorre à linguagem popular das várias regiões do país o que é bastante engraçado, mas por vezes não se percebe muito bem o que querem dizer.
Poderia dizer muito mais sobre o livro, mas assim iria "estragar" um pouco a leitura a quem o pretende ler.
Resumindo, gostei bastante :)

"O Mercenário de Granada" de Juan Eslava Galán

"Uma original aventura histórica nos tempos da ReconquistaNo ano de 1487, o reino de Granada encontra-se em perigo. Após a tomada da cidade de Córdova, os exércitos cristãos, comandados por D. Fernando, cercam durante meses a cidade de Málaga com o objectivo de cansar as defesas árabes e reconquistar al-Andalus. Granada é o último reino mouro na Europa. Dada a superioridade dos exércitos cristãos e ante a iminente queda dos árabes, o embaixador de Granada, Mohamed ibn Hasin, e o seu servo Jândula viajam para Topkapi, em Istambul, para implorar ajuda aos seus irmãos turcos. Se o sultão dos turcos não os socorrer com tropas e artilharia, Granada cairá e a reconquista da cidade pelos cristãos será uma realidade. Mas o sultão oferece a Mohamed a ajuda de um único homem: Orban, o ferreiro búlgaro. Um homem sozinho contra os exércitos cristãos… Granada parece definitivamente perdida."

A Minha Opinião:
Um Romance Histórico recheado de factos maracntes da vida dos espanhois, mas mais que isso um retrato fiel da reconquista e das lutas entre os Cristão e os Mouros.
Na grandes lutas que se travaram houve um ferreiro Turco, a unica esperança dos mouros, que teve grande influencia nos grandes desenlaces.
Temos Orban o Ferreiro e a Sua Isabel que protaginzam a sua grande história de Amor, entre as desavenças de Cristão e Mouros, fazendo com que a história se torne mais leve, apesar de ser um amor impossivél.
Um livro a não perder.

(Bem haja ao site Segredo dos Livros e Fbeatriz)