Mostrar mensagens com a etiqueta Leituras/2011. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Leituras/2011. Mostrar todas as mensagens

"Água, Pedra, Coração" de Will North

A Minha Opinião: Um livro que é uma torrente de emoções, umas atrás das outras.
O titulo é simplesmente perfeito :) Encaixa na história de um forma encantadora, o que nem sempre é habitual num livro.
Nesta história temos um arquitecto que para se "procurar" depois de um casamento desastroso, resolve fazer um curso de Contrução de Muros de Pedra de uma forma bastante artesanal na Cornualha. Que sitio seria melhor onde há uma variedade imensa de pedras e ainda o mar que lhe transmitia toda a calma de que precisava. Mas o que ele não estava à espera era de encontrar também aí o seu Coração :)
Logo nos primeiros dias conhece Lee, uma encantadora menina que o cativa de uma forma muito especial e o leva até Nicola uma artista que também se refugiou na Cornualha para fugira ao passado. No desenrolar da história muitas são as curiosidades que aprendemos sobre a construção de cercas de pedra, de costumes antigos da região e claro as famosas bruxarias ;)
As ultimas páginas são avassaladoras, quando uma catástrofe natural muda tudo e as escolhas têem de ser feitas. Ao logo do livro podemos acompanhar todas a previsões metereológicas e ver que nada faria prever o que se passou.
A Pedra é bastante dura e aparentemente nada a destroi com facilidade, a Água parece-nos tão frágil à primeira vista que é quase um absurdo os estragos que consegue fazer, quanto ao Coração...
Sabem, é como aquele ditado: "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura".
Sem duvida "Água, Pedra, Coração" é um Romance a não perder!

"O Símbolo Perdido" de Dan Brown

Sinopse: "Washington, D. C.: Robert Langdon, simbologista de Harvard, é convidado à última hora para dar uma palestra no Capitólio. Contudo, pouco depois da sua chegada, é descoberto no centro Rotunda um estranho objecto com cinco símbolos bizarros.
Robert Langdon reconhece-os: trata-se de um convite ancestral para um mundo perdido de saberes esotéricos e ocultos.
Quando Peter Solomon, eminente maçom e filantropo, é brutalmente raptado, Langdon compreende que só poderá salvar o seu mentor se aceitar o misterioso apelo.
Langdon vê-se rapidamente arrastado para aquilo que se encontra por detrás das fachadas da cidade mais poderosa da América: câmaras ocultas, templos e túneis. Tudo o que lhe era familiar se transforma num mundo sombrio e clandestino, habilmente escondido, onde segredos e revelações da Maçonaria o conduzem a uma única verdade, impossível e inconcebível.
Trama de história veladas, símbolos secretos e códigos enigmáticos, tecida com brilhantismo, O Símbolo Perdido é um thriller surpreendente e arrebatador que nos surpreende a cada página.
O segredo mais extraordinário e chocante é aquele que se esconde diante dos nossos olhos…"

A Minha Opinião:
Este livro é simplesmente genial :)
Adorei!
Um sem numero de mistérios que mais uma vez, de forma magistral, a maravilhosa personagem Robert Langdon resolve com uma mestria assombrosa.
Nesta grande aventura Dan Brown guia-nos pelas ruas de Washington, pelos seus monumentos revelando muitos dos seus pormenores que à vista desarmada passam completamente despercebidos. Dá-nos a conhecer mais uma vez uma Sociedade "secreta": a Maçonaria e a partir daqui há uma parafrenália de acontecimentos.
A leitura a partir de um determinado momento da história passa a ser feita quase de forma compulsiva pois o desenrolar dos acontecimentos a isso obriga :) e todos os detalhes por mais insignificantes que pareçam, são de uma importância extrema para o culminar de toda a história.
Este é daqueles livros que incita à pesquisa pois são tantos os factos, as situações com "pano de fundo" real que o melhor mesmo é ler-se com o "motor" de busca logo ali ao lado ;)
Desde o Capitólio à Ciencia Noética tudo são descobertas estrondosas.
Um livro que se lê numa semana mas que nos fica na memória bem mais que isso... e não é logo a seguir que se inicia uma nova leitura ;)
Será que vamos ter o filme???

"Os Céus de Montana", de Nora Roberts

Sinopse: "Quando Jack Mercy morreu deixou um rancho no valor de muitos milhões de dólares. Agora, as suas três filhas - cada uma nascida no seio de um casamento diferente e sem ligação com as irmãs - reúnem-se para ouvirem a leitura do testamento. Mas as jovens ficam chocadas ao descobrirem que, antes de qualquer uma delas poder herdar a sua parte, terão de viver em conjunto no rancho durante um ano. Será isso possível sendo irmãs...mas completamente estranhas? Cedo vão ter de descobrir, pois ao herdarem o rancho também herdaram um antigo inimigo. E se o azedume e as feridas antigas as dividirem, serão destruidas sem piedade."

A Minha Opinião:
Que dizer de um Romance de Nora Roberts quando já se leram muitos???
Há uns tempos diria que é bom ler um romance deste género para quebrar um pouco a rotina de leituras mais "pesadas", agora tenho de vos confessar que me custou imenso esta leitura :( e só o terminei porque fiz alguma batota e saltei algumas páginas.
As histórias começam a tornar-se um pouco repetitivas e as cenas de sedução dos pares românticos são já tão previsiveis que a leitura perde a piada, mas enfim... com tanto romance isto era mais que certo acontecer.
Continuo fã de Nora Roberts até porque entre os meus livros preferidos estão algumas das suas triologias, e tenho ainda alguns aqui em casa por ler... mas não sei quando terei vontade de voltar a outro destes romances...

"Para ti", de Luisa Castel-Branco

Sinopse: "Luísa Castel-Branco, jornalista e apresentadora de televisão, tornou-se reconhecida como escritora pela sua sensibilidade e profundo conhecimento das relações humanas. Uma mulher que revela na sua escrita uma grande riqueza interior e cultural, marcada ainda pela sinceridade das introspecções, e atenta contemplação do mundo, revelando um permanente deslumbre perante a vida e as pessoas que cruzam os nossos caminhos."

A Minha Opinião:
Este pequeno livro foi uma agradável surpresa para mim :)
Composto de pequenos textos que retratam os mais variados sentimentos, este livro leva-nos a questionar o nosso dia a dia e muitas situações que por vezes nos parecem tão simples mas que podem camuflar um sem numero de emoções... As nossas emoções muitas vezes escondidas até de n´s próprios...
Um livro que podemos ler salteado :) pegar-lhe, abrir uma página ao acaso, ler e como a própria autora nos diz "Quem me ler que veja nestes textos o que lhe vier à alma."!!!

Agora tenho de arranjar um tempinho para ler os dois Romances da autora que já estão na minha estante há... não vou dizer... é vergonhoso :(

"Segue o teu coração, Não olhes para trás" de Lesley Pearce

Londres, 1842. Bastará uma boa acção para levar Matilda Jennings das ruelas lamacentas de Londres rumo às cintilantes luzes da América…


Sinopse: "Aquele podia ter sido um dia como tantos outros na vida de Matilda, uma pobre vendedora de flores. Mas aquele é o dia em que Matilda salva a vida de uma criança e recebe a mais preciosa das dádivas: a oportunidade de fugir da miséria e construir uma nova vida. Em breve trocará os bairros degradados de Londres pelos recantos misteriosos de Nova Iorque, as planícies do Oeste Selvagem e a febre do ouro em São Francisco. Munida apenas da sua coragem, beleza e inteligência, a jovem está apostada em ditar o seu destino, nem que para tal tenha de lutar contra tudo e todos.
A sua rebeldia condena-a à solidão. Mas um dia também ela viverá as emoções de um verdadeiro amor. Um amor que terá de suportar a separação, a guerra e os tormentos do nascimento de uma nova nação. Será no Novo Mundo que Matilda vai aprender o que a sua infância não lhe ensinou: que todos nascem iguais, que a coragem e a generosidade são o que de mais nobre pulsa no coração humano, e que, por mais doloroso que seja, a vida tem de continuar e nunca se deve olhar para trás…"
 
A Minha Opinião:
Depois dos 2 livros lidos de Lesley Pearce, sinceramente não sabia bem o que esperar deste "Segue o teu Coraçao".
Fiquei  rendida à autora no primeiro, "Nunca Me Esqueças", mas com o segundo "Procuro-te", fiquei um pouquinho desapontada...
Mas voltando a este deixem-me dizer-vos que é de uma beleza extrema :)
Matilda uma criança que vivia nos bairros mais degradados de Londre e em condições deploráveis vê a sorte sorrir-lhe num dia em que salva uma pequena menina de ser atropelada... aí começará a sua aventura.
Como ama da pequena Tabitha passa a ser vista como parte integrante da familia e assim parte para a Améria, um novo mundo onde ela vai perceber que também há muita miséria.
Mas não posso falar muito da história pois são acontecimentos atrás de acntecimentos que nos fazem rir, chorar e até zangar-nos com a autora por nos transmitir as emoçoes vividas por Matty de forma tão clara inspirando em quem lê uma revolta nalgumas partes da leitura.
Mas há algo que tenho de referir, logo no inicio da história de Matilda ela recebe do pai um sábio conselho: "Segue o teu coração e não olhes patra trás!" e é realmente esse o lema de vida de Matty, enfrentando todas as adversidades que a vida lhe apresenta, triste ou feliz ela não olhará para trás durante a sua dura trajectória por terras americanas numa altura em que as lutas eram constantes devido aos índios e à guerra pela a abolição da escravatura.
Este "Segue o teu coração" é um livro belíssimo que nos prende logo nas primeiras linhas e apesar de ter apenas umas poucas 784 páginas lê-se num ápice e tem um explêndido final pois nada fica por dizer.
Vou de certo andar com a Matty e a Tabitha durante uns tempos no meu pensamento ;)

"O Décimo Dom", de Jane Johnson

Sinopse: "Com diversas obras publicadas, tanto de ficção como não-ficção, Jane Johnson chega agora a Portugal estreando-se com um romance onde o amor, a paixão e a traição são tópicos fundamentais. Num restaurante de Londres, Julia Lovat recebe um presente de despedida do seu amante casado: um livro publicado em 1625, uma verdadeira relíquia sobre a arte de bordar jacobiana e que pertenceu à jovem Catherine Ann Tregenna. Desgostosa, Julia refugia-se na leitura do livro, mas depressa descobre que nas margens do texto estão anotadas as entradas do diário de "Cat", raptada por piratas muçulmanos, na costa da Cornualha, com mais sessenta homens, mulheres e crianças, para serem vendidos como escravos em Marrocos. Como se uma voz a chamasse, Julia parte para o Norte de África na esperança de descobrir algo sobre aquele mistério."

A Minha Opinião:
Mais um excelente livro :)
Fiquei encantada pela sinopse, pela capa e pelo titulo... mas uma autora que não conheço deixa-me sempre "de pé atrás" :P
Mas está aprovada!
Um Romance que nos conta a história conturbada de Julia no termino de uma relação amorosa, a par com a história de Cat, que alguns séculos antes apenas pretendia ser livre e assumir-se como uma senhora com uns extraordinários dotes de bordadeira mas também autora dos desenhos que bordava. 
Enquanto Julia se refugia na leitura do pequeno livro sobre bordados, esse mesmo livro muitos Séculos é a unica testemunha da grande luta de Cat pela vida aquando do seu rapto pelos Piratas da Barbária, o que Julia não esperava era que o seu próprio caminho se cruzasse de forma avassaladora com o de Catherine Ann Tregenna.
Este é um livro rico em pormenores historicos escrito de uma forma simples e directa fazendo com que leitura se desenrole bastante rápido e sem nunca se quebrar o mistério.
Uma Autora que irei sem duvida seguir e este O Décimo Dom é um romance que não devem deixar de ler!!!

"O Anjo Branco" de José Rodrigues dos Santos

Sinopse:
"A vida de José Branco mudou no dia em que entrou naquela aldeia perdida no coração de África e se deparou com o terrível segredo. O médico tinha ido viver na década de 1960 para Moçambique, onde, confrontado com inúmeros problemas sanitários, teve uma ideia revolucionária: criar o Serviço Médico Aéreo.
No seu pequeno avião, José cruza diariamente um vasto território para levar ajuda aos recantos mais longínquos da província. O seu trabalho depressa atrai as atenções e o médico que chega do céu vestido de branco transforma-se numa lenda no mato.
Chamam-lhe o Anjo Branco.
Mas a guerra colonial rebenta e um dia, no decurso de mais uma missão sanitária, José cruza-se com aquele que se vai tornar o mais aterrador segredo de Portugal no Ultramar.
Inspirado em factos reais e desfilando uma galeria de personagens digna de uma grande produção, O Anjo Branco afirma-se como o mais pujante romance jamais publicado sobre a Guerra Colonial - e, acima de tudo, sobre os últimos anos da presença portuguesa em África."

A Minha Opinião:
A minha primeira leitura de 2011 :P
Como fã que sou do José Rodrigues dos Santos, quer como escritor quer como jornalista, fiquei logo entusiasmada quando soube deste seu novo livro :) e claro que como bem sabe quem me conhece "O Anjo Branco" seria um presente com que eu iria rejubilar (bem haja meus Amores!).
Neste seu romance o autor mostra-nos o quão era dificil viver em terras africanas, numa luta permanente pela vida e em constante sobressalto devido aos muitos problemas que o regime politico da Metropole acabou por originar em Ultramar.
Retratando muitissimo bem as gentes e terras de África e a forma como os Portugueses viviam além mar, este é um livro belissimo que nos faz pensar nos nossos antepassados e em muitas histórias que ainda ouvimos sobre a Guerra Colonial.
Devo dizer que foi maningue emocionante ler este livro :)
Uma leitura a não perder ;)