"Um ano à Beira-Mar", de Joan Anderson

Sinopse: "Um Ano À Beira-Mar conta-nos a história fascinante de como uma mulher emergiu da estagnação com a energia de preservar e a coragem para recriar a sua vida. Joan Anderson e o marido casaram cedo, criaram dois filhos e viveram em aparente harmonia -ele a servir de principal ganha-pão, ela a dividir-se entre uma carreira de escritora e a tarefa de gerir a casa e a família. Não obstante a sua aparência feliz, Joan veio a perceber que, inconscientemente, havia sacrificado várias facetas de si própria para satisfazer as expectativas que o tradicional papel de mulher e mãe depositavam em si. Num esforço para se libertar destes encargos indesejados, decidiu retirar-se para a casa de praia da família para uma renovação espiritual. Do seu ano mágico, difícil, transformador, nasceu este livro, um registo de experiencias e um tesouro de sabedoria para os leitores."

A Minha Opinião:
Uma verdadeira lição de vida ;)
Confesso que quando iniciei a leitura deste livro não achei que fosse gostar muito, mas a verdade é que adorei.
Penso que todas as pessoas o deveriam ler, homens e mulheres, e no final ter consideração para o seu dia a dia as experiencias vividas pela autora e os conselhos sempre implicitos nas suas decisões e atitudes ao longo de toda a narrativa.

"A indiferença è o oposto do Amor"

Durante o ano em que Joan decide viver afastada da sua familia uma vida completamente diferente e muitas vezes tendo apenas como companhia as focas e o mar.
Aí ela consegue encontrar-se de novo e descobrir qual o seu equilibrio para seguir em frente sem mágoas nem recriminações perante os outros. Percebeu que a vida teria que mudar para que ela pudesse de novo ser feliz e fazer alguém feliz...

“Enquanto aqui estou sentada e saboreio a paisagem, penso no pouco que é preciso para existir, como uma vida simples pode ser, até que ponto é agradável pensar apenas nas necessidades, eliminado os luxos.”

Este livro mostra-nos algo que todos nós sabemos mas que na grande maioria das vezes preferimos ignorar... Acomodarmo-nos à vida é algo que é muito fácil mas que destroi muitas vezes aquilo que de melhor já temos construído. Nada como dar um passo em frente, uma mudança radical e voltar a colocar a nossa vida nos eixos ;)
Um livro a ler e reler :)

"O Livro do Amanhã" de Cecelia Ahern

Sinopse: "Tamara Goodwin tem dezasseis anos e vive confortavelmente numa mansão moderna com seis quartos, habituada a ter tudo o que quer quando quer. Mas, quando o pai morre deixando inúmeras dívidas, Tamara e a mãe não têm outra alternativa senão vender tudo e ir viver com parentes para um lugar distante e isolado junto ao castelo de Kilsaney. Para Tamara o choque parece inultrapassável, até que um dia uma biblioteca itinerante chega à vila trazendo consigo um misterioso livro encadernado a couro e fechado com um cadeado dourado…"
 
 
 A Minha Opinião:
Os livros de Cecelia Ahern têm o condão de nos levar mais além do mundo real mas sempre mantendo o senso de realidade e O Livro do Amanhã não é excepção.
Tamara sempre viveu num mundo de sonho, tendo tudo aquilo com que uma adolescente sonha e muito mais, mas com a morte do seu pai tudo acaba e ela vê-se perante uma realidade que nunca poderia imaginar.
É obrigada a ir com a sua mãe viver com uns tios numa "casinha" perdida no meio do nada onde segundo ela nada de bom iria acontecer... como estava enganada!

Abandonada à sua sorte Tamara resolve explorar as redondezas da sua nova casa e assim passar o seu tempo e fugir aos extremosos cuidados de sua tia que faz de tudo para que ela se sinta bem.
Tudo muda com a chegada da biblioteca intinerante onde Tamara encontra um livro que parecia estar lá só para ela o encontrar e que mudará os seus dias :) pois como ela mesma nos diz:

" (...) os livros estão lá, quase por magia, ansioso por que as pessoas lhes peguem. A pessoa certa para o livro certo. É como se eles já soubessem de que vida precisam fazer parte, como podem fazer a diferença, como podem ensinar uma lição, por um sorriso num rosto no momento certo."

Com a chegada de tão misterioso livro Tamara passa a ver o seu dia a dia de outra forma, assim como as pessoas que a rodeiam, vendo que nem sempre as coisas são como aparentam.

Um livro belissimo que vale a pena ler.

Podem saber mais sobre este livro e outros titulos da Autora Aqui.


Resultado do Passatempo "O Livro do Amanhã"

Cá estou eu de volta com o resultado do passatempo ;)
Um muito bem haja a todos os 293 participantes e em especial à Presença por mais esta oportunidade.
Antes de mais vamos às respostas correctas ;)

1. Qual a data de lançamento de "O Livro do Amanhã" e qual a sua Editora?
A 4 de Outubro de 2011 pela Editorial Presença.

2. A que colecção da Editorial Presença pertence este livro?
Champanhe e Morangos.

3. Qual o nome da tradutora?
A tradutora: Isabel Andrade.

4. Qual o nome da personagem principal do livro?
Tamara Goodwin.

5. Qual o acontecimento que dará um novo alento à vida de Tamara?
Uma biblioteca itinerante chega à vila trazendo consigo um misterioso livro encadernado a couro e fechado com um cadeado dourado.

Todas as participaçõe foram validadas, mas como sabem apenas pode haver um vencedor, que nesta caso é uma vencedora :P

»»»» Maria Isabel Magalhães, de Grijó «««

Parabéns!!!!
Em breve receberá um exemplar de "O Livro do Amanhã" de Cecelia Ahern, que posso adiantar já que é muito bom ;)

"A Herança" de Katherine Webb

Duas irmãs...
Um segredo avassalador...
Um passado que não pode permanecer secreto!

Sinopse: "Após a morte da avó, as irmãs Erica e Beth Calcott regressam a Storton Manor, a imponente mansão da família. Rodeada pela atmosfera mágica das férias de Verão da sua infância, Erica relembra o passado, particularmente o primo Henry, cujo desaparecimento daquela mesma casa dilacerou a família e marcou Beth terrivelmente. A jovem decide agora descobrir o que aconteceu a Henry, para que o passado possa ser enterrado e a irmã consiga finalmente encontrar alguma paz. Mas, quando começa a investigar, um segredo familiar ameaça sair da sombra: uma história que remonta à América na viragem do século XIX, protagonizada por uma bela herdeira das classes altas e uma terra selvagem e assombrosa. À medida que o passado e o presente convergem, Erica e Beth têm de enfrentar duas terríveis traições e uma dolorosa herança."

A Minha Opinião:
Uma excelente leitura :)
Nos ultimos tempos tenho andado com alguma dificuldade em escolher o que ler apesar de muitos serem os livros à espera da sua vez cá por casa :) mas claro que apareceram logo alguns livros de amigas que vieram em "meu socorro"!
Um deles foi este "A Herança".
Erica e Beth recebem da sua avó a casa onde passavam as férias na sua infância, onde se haviam divertido muito com amigos vizinhos, mas também onde desapareceu o pequeno Henry, primo de ambas quando tinha apenas 11 anos, o que alterou a vida de toda a familia.
Ao serem obrigadas a regressar a essa casa as duas irmãs terão de enfrentar segredos do seu passado, mas não só...
Nesta saga familiar em busca de alguma paz para as duas irmãs, muitas são as descobertas e as heranças nem todas elas muito agradáveis, mas o importante é que quase todos os mistérios e segredos foram desvendados...
Um livro bastante agradável ;)

"A Escriba", de António Garrido

Sinopse: "Alemanha, ano 799. Carlos Magno, em vésperas de ser coroado imperador do Ocidente, encarrega Gorgias, um ilustre escriba bizantino, da tradução de um documento de vital importância para o futuro da Cristandade. O trabalho deverá ser executado no mais absoluto segredo. Entretanto, Theresa, filha de Gorgias e aprendiz de escriba, é falsamente acusada de um crime e procura refúgio na cidade alemã de Fulda, perdendo o contacto com o pai. Aí, conhecerá Alcuino de York, um frade britânico que investiga uma terrível epidemia que assola a população. Quando Theresa é informada do desaparecimento misterioso de Gorgias, ela e Alcuino embarcam numa aventura inquietante para o encontrar e infiltram-se numa teia conspirativa de ambição, poder e morte, em que nada nem ninguém é o que parece e da qual depende o futuro do mundo ocidental.
Combinando o rigor histórico com uma prosa de ritmo trepidante, este romance de Antonio Garrido conduz o leitor por cidades, claustros e abadias medievais, num thriller apaixonante inspirado em factos reais."

A Minha Opinião:
Já tinha este magnifico livro na estante há cerca de 2 anos... Que desperdicio...
Um excelente romance histórico! Tem romance, crimes, traição e muito mistério.
Teresa não era uma rapariga normal do seu tempo, não queria casar e ter filhos apenas desejava ser escriba e seguir os passos de seu pai, mas nessa altura uma mulher no "mundo" dos homens era inaceitável.
Depois de um incendio no dia da sua prova para Escriba todos a julgam morta e Teresa é obrigada a desaparecer e a recomeçar a sua vida num outro lugar...
Mas o que Teresa não sabia era que ao afastar-se para tão longe iria de encontro a muitos probemas, alguns dos quais só seriam resolvidos aquando so seu regresso à sua terra natal.
A escrita do autor e ó próprio enredo da história fizeram-me lembrar um outro autor C. J. Sansom que tem Romances Históricos muito bons.
Um livro muito bom e que recomendo a quem gosta de Romances Históricos ;)

Passatempo - "O Livro do Amanhã" de Cecelia Ahern

Mais um novo livro da excelente autora Cecelia Ahern e mais um Passatempo com a parceria da Presença;)
Como já é habitual colocarei algumas perguntas às quais deverão responder para bookshelf.da.betita@gmail.com, juntamente com os vossos dados pessoais (Nome, Morada, Email e Idade).
O vencedor receberá um exemplar de "O Livro do Amanhã" de Cecelia Ahern, que será lançado no dia 4 de Outubro!

As questões são as seguintes:
1. Qual a data de lançamento de "O Livro do Amanhã" e qual a sua Editora?

2. A que colecção da Editorial Presença pertence este livro?

3. Qual o nome da tradutora?

4. Qual o nome da personagem principal do livro?

5. Qual o acontecimento que dará um novo alento à vida de Tamara?

Podem encontrar as respostas Aqui!
O Passatempo decorre de 3 a 9 de Outubro 
Boa Sorte a todos!

Regras
- Só serão validadas as participações com todas as respostas correctas e com os dados pessoais solicitados.
- Só é válida uma participação por pessoa.
- Todos os participantes receberão um e-mail de confirmação da recepção das respostas.
- O vencedor será sorteado aleatoriamente pela administração do blogue.
- O vencedor será indicado no blogue e contactados por e-mail nos dias seguintes ao fim do sorteio.
- O envio dos prémios será realizado pela Editorial Presença, via CTT.


"Vozes Silenciosas", de Torey Hayden

Sinopse: "Torey Hayden é sobretudo conhecida por sustentar o argumento dos seus livros em casos verídicos, num registo de não-ficção que desafia os leitores a mergulharem num universo real. Em Vozes Silenciosas, a autora americana traz-nos um romance, o seu primeiro publicado em Portugal, sobre uma família disfuncional, uma criança diagnosticada como autista e os esforços de um psiquiatra para os ajudar. Quando Conor, de nove anos, chega ao consultório do pedopsiquiatra James Innes, traz já com ele o diagnóstico de autismo. Conor não estabelece contacto visual e filtra o que o rodeia através de um gato de brinquedo, repetindo a frase «o gato sabe». Mundialmente conhecida pelos seus bestsellers baseados nas suas experiências profissionais, Torey Hayden apresenta agora um romance inesquecível sobre o que acontece quando a realidade e a imaginação se confundem."

A Minha Opinião:
Este é o primeiro romance ficcionado de Torey Hayden por isso o decidi ler :)
Li quase todos os livros da autora mas chegou a uma certa altura em que me "acobardei" de ler os seus testemunhos devido aos temas...
Quando saiu este "Vozes Silenciosas" nem sequer ponderei a sua leitura, mas aconselhada por uma amiga lá lhe peguei e não me arrependo ;)
Mais uma vez o tema não é facil, e quando se trata de lidar com crianças tudo muda...
Neste romance trata-se de Conor, um menino que ao que tudo indica sofre de autismo.
Ao acompanhar a criança e a sua familia James, o médico, começa a questionar-se quanto ao diagnóstico inicial e mesmo se é a criança que padece de alguma doença.
Girando sempre à volta da relação de pais e filhos e também das histórias escritas pela mãe de Conor, James desvenda todos os mistérios da vida desta familia com a ajuda de Conor e de tudo aquilo que "o gato sabe".
O final deixou-me bastante surpreendida e a ultima frase mesmo de boca aberta ;)
Um livro a não perder!