"O Estranho Desaparecimento de Esme Lennox" de Maggie O'Farrell

A Minha Opinião:
Esta foi a minha primeira leitura de Maggie O'Farrell mas com toda a certeza não foi a ultima.
Em "O Estranho Desaparecimento de Esme Lennox" somos logo arrebatados pela história e ao virar de cada página as surpresas sucedem-se.
A escrita da Autora é fascinante e a forma como encadeia todos os acontecimentos, sendo eles do presente ou do passado... fá-lo de uma forma verdadeiramente extraordinária.
Como diz a Sinopse a narrativa é toda ela feita por diferentes vozes dando a esta história inquietante uma estranheza que nos faz querer avançar mais e mais na leitura.
Iris vive dias conturbados na sua vida pessoal e para piorar vê-se confrontada com uma tia-avó da qual desconhecia a existência; Esme "volta" ao mundo que lhe foi tirado e tenta resolver todos puzzles que tem na sua cabeça e perceber ao certo porque foi enclausurada durante tanto tempo longe da familia e sobretudo da sua irmã que tanto adorava, temos também Kitty que encaramos como a idosa banal que pouco ou nada influenciará no desenrolar da trama...
A Autora consegue transmitir-nos a tristeza de Esme, as incertezas de Iris e a grande insatisfação e revolta que sempre foi a vida de Kitty mas é com o derradeiro reencontro familiar que culmina esta história e se achamos que as emoções acabaram... o final faz-nos fechar o livro e ficar a olhar para o vazio...
Um livro que sem duvida não devem deixar de ler ;)

"Somos todos, (...) meros vasos por onde passam as identidades: emprestam-nos as feições, gestos e hábitos, depois passamo-los. Nada nos pertence. Vimos ao mundo como anagramas dos nossos antepassados." (pag.92)

Podem saber mais sobre a Autora e os seus livros Aqui

Divulgação - "Contigo para Sempre" de Takuji Ichikawa

Takuji Ichikawa
Título Original: Ima, Al Ni Yukimasu
Tradução: Marta Mendonça
Páginas: 248
Colecção: Grandes Narrativas Nº 510

Data de Publicação: 2 Agosto

A História de Amor mais lida no Japão e em Hong Kong
Sinopse: "Quando Mio, de vinte e nove anos, morre de doença, deixa para trás Takumi, um marido problemático, e Yuji, o filho de cinco anos. Mas um dia, enquanto estes passeiam num bosque, eis que a reencontram, confusa e sem qualquer memória do que lhe aconteceu. Mio quer saber o que esqueceu, por isso o marido conta-lhe a sua história, à medida que procura respostas para a reaparição da mulher e tenta reconciliar-se com a perspectiva de a ir perder uma segunda vez… Um romance mágico e comovente sobre o poder redentor do tempo e das recordações."

Takuji Ichikawa nasceu em Tóquio em 1962 e formou-se na Universidade de Dokkyo. Publicou o seu primeiro romance em 2002, e um ano depois saiu "Contigo para Sempre", cujo enorme sucesso inspirou um filme, uma série para a televisão e uma banda desenhada.




Resultado do Passatempo "O Estranho Desaparecimento de Esme Lennox"

Mais um passatempo chega ao fim :P
Um muito bem haja à Editorial Presença  por mais este Passatempo e a todos os que participaram!
Neste passatempo tivemos 139 participações :) mas como sabem apenas um pode ganhar um exemplar de "O Estrando Desaparecimento de Esme Lennox", de Maggie O'Farrell.
As respostas às questões que foram colocadas são:

1. A Esme é tia-avó da Iris ;)
2. Nasceu na Irlanda do Norte e tem 39 anos.
4. Pertence à Colecção Grandes Narrativas.

E a vencedora é:

»»»»»» Ângela Vaz, de Póvoa de Varzim ««««««

Parabéns :)
Espero que disfrutes da leitura.

Passatempo :) - "O Estranho Desaparecimento de Esme Lennox"

Em colaboração com a Presença temos mais um passatempo para vos propôr :)
Desta vez o vencedor será brindado com um exemplar de "O Estranho Desaparecimento de Esme Lennox" de Maggie O'Farrell, que será lançado no próximo dia 19 de Julho.

Para se habilitarem ao prémio apenas terão de nos responder às seguintes questões:

1. Qual o parentesco que une as 2 principais personagens deste romance, Esme e Iris?
2. Onde nasceu e qual a idade da Autora?
3. Quais os romances já publicados pela Presença , de Maggie O'Farrell?
4. A que colecção da Presença pertence este "O estranho Desaparecimento de Esme Lennox"?

As perguntas, como sempre são bastante simples :)
Agora basta enviarem as vossas respostas e os vossos dados (Nome, Morada, Email e Idade) para bookshelf.da.betita@gmail.com e aguardar que a sorte vos "leve" um exemplar deste romance que pela sinopse promete ser, para além de inquietante, muito bom :)

O Passatempo decorre de 18 a 24 de Julho

Boa Sorte a todos!

Regras
- Só serão validadas as participações com todas as respostas correctas e com os dados pessoais solicitados.
- Só é válida uma participação por pessoa.
- Todos os participantes receberão um e-mail de confirmação da recepção das respostas.
- O vencedor será sorteado aleatoriamente pela administração do blogue.
- O vencedor será indicado no blogue e contactados por e-mail nos dias seguintes ao fim do sorteio.
- O envio dos prémios será realizado pela Editorial Presença, via CTT.




Divulgação - O Estranho Desaparecimento de Esme Lennox, de Maggie O'Farrell

Título Original: The Vanishing Act of Esme Lennox
Tradução: Lucinda Santos Silva
Páginas: 184
Colecção: Grandes Narrativas Nº 508

Data de Publicação: 19 Julho

Escritora Escocesa Premiada publica Thriller Psicológico em Portugal

«Melhor Livro do Ano»
segundo o Washington Post Book World

Sinopse: Este romance conta a história de Esme Lennox, uma mulher que, nos anos de 1930, chega da Índia onde nascera, com os pais e a irmã mais velha Kitty. Sessenta anos mais tarde, Iris Lockart, é surpreendida por um telefonema a anunciar-lhe que a sua tia avó terá de deixar o hospital onde viveu durante três décadas, e o nome que consta no seu processo, como responsável por ela, é justamente o seu. Iris sempre acreditou que Kitty, a sua avó, era filha única. E esse é um facto misterioso e inexplicável. Um romance intenso e complexo, escrito com extrema delicadeza, que combina diferentes vozes narrativas num magnífico thriller psicológico.
 
A Autora: Maggie O’Farrell nasceu na Irlanda do Norte, em 1972, e cresceu no País de Gales e na Escócia. Teve várias profissões entre as quais a de professora e, mais recentemente, trabalhou como jornalista para The Independent on Sunday. Actualmente dedica-se por inteiro à escrita.

Mais informações em: http://www.maggieofarrell.com/.

Prémios:
Os seus dois romances anteriores, Depois de Tu Partires – vencedor do Betty Trask Award 2001 – e Incertezas do Coração, foram largamente elogiados pelo público e pela crítica. Antes de Nos Encontrarmos venceu o Somerset Maugham Award de 2005.E em 2010 The Hand That First Held Mine arrebatou o Costa Novel Award.

Títulos da autora já publicados na Editorial Presença:
 
Citações da Impressa Estrangeira:
«Um estranho, triste, e maravilhosamente bem escrito romance.»
Audrey Niffeneger, autora do bestseller A Mulher do Viajante no Tempo
 
«A mestria de O'Farrell como contadora de histórias faz deste romance uma leitura compulsiva e proporciona um forte impacto emocional.»
Telegraph

«Magnificamente construído. Assumidamente passional!»
Guardian Books of the Year
 
«A narrativa de O'Farrell é engenhosa e multidimensional... a escrita é contida e elegante, as personagens são extremamente bem conseguidas e a história é esplêndida.»
Daily Telegraph

«Um romance complexo e eloquente sobre os ressentimentos, desejos e traições que dilaceram as relações familiares... Um final avassalador.»
Publishers Weekly

Ultimas leituras :P

O tempo tem sido pouco para vir aqui deixar-vos noticias das minhas leituras, mas não pensem que deixei de ler ;)
Todos os dias tenho de alimentar um pouco este "pequeno" vicio de leitura e as leituras vão avançando aos poucos...
Pois bem, nestes ultimos tempos as leituras foram:

Sinopse:
A família Cortès está de volta. Joséphine é agora uma escritora de sucesso que deixa os subúrbios para se mudar para um requintado bairro de Paris. Apesar do mundo onde agora vive, mantém-se fiel a si própria e aos seus valores. Honesta, generosa, reservada. É uma mulher realizada, mas que ainda não encontrou o amor. A sua filha Hortense está a estudar moda em Londres e a filha mais nova, Zoé, começa a conhecer os desafios do coração. A sua irmã Íris, outrora perfeita e símbolo de sucesso, encontra-se agora no meio de uma profunda depressão. Juntamos a tudo isto um assassino em série, que aterroriza o bairro onde a protagonista vive, e um cão demasiado feio, e temos os ingredientes para mais um bestseller de Katherine Pancol. Um romance divertido e ao mesmo tempo negro, que fala do amor, de ser mãe, da amizade, da vida familiar, da adolescência, do trabalho, do mundo em que vivemos. Com mestria, cuidado e inteligência.

A Minha Opinião:
Regressar ao seio da familia Cortés foi bastante divertido.
Desta vez deparei-me com uma Josephine bem mais liberta que havia tomado as rédeas da sua vida de uma forma corajosa, todos evoluiram de alguma forma... mas alguns de uma forma bastante negativa...
Achei um pouco exageradas as grandes capacidades do bebé da história, mas enfim, acabou por ser divertido, quanto à velha megera, a mãe de Josephine e Íris mostrou realmente o pior que havia para mostrar :p
A leitura, que desta vez envolve alguns crimes, confesso que não me entusiasmou muito, mas mesmo assim foi uma leitura agradável e já estou à espera do 3º livro :)
Crocodilos, tartarugas... e agora o que virá a seguir???

Sinopse:
Uma mulher acorda num cemitério ferida e a sangrar, completamente amnésica. Não sabe quem é nem o que faz ali.

É socorrida por um polícia que acabara de chegar a Los Angeles. Alguns dias mais tarde, é apanhada de surpresa ao ser finalmente identificada pelo marido, nada mais, nada menos do que Alex Rivers, o famoso actor de Hollywood.

Cassie fica deslumbrada pelo conto de fadas que está a viver. Mas nem tudo parece correcto e algo obscuro e perturbador se esconde por detrás daquela fachada de glamour. E é só quando a sua memória começa gradualmente a regressar que a sua vida de cenário perfeito se desmorona e Cassie enfrenta a necessidade de fazer escolhas que nunca sonhou ter de fazer.
 
A Minha Opinião:
Jodi Picoult está sem duvida entre as minhas escritoras preferidas mas tenho de confessar que os seus ultimos livros não me conseguiram cativar na totalidade... Falta-lhes qualquer coisa :(
Este conta-nos a história de uma mulher vitima de violência doméstica que ao sofrer de amnésia vai enfrentando a sua realidade aos poucos descobrindo algo que nunca imaginava, algo que muda a sua vida para sempre de uma forma radical.
De uma vida de sonho passa a viver um pesadelo e percebe por fim que tudo à sua volta não passava de uma Ilusão Perfeita.
Um boa leitura mas... resta-me aguardar pelo próximo!
 
Ainda reli  (na piscina!!!) Harry Potter e os Talismãs da Morte para ir ao cinema massacrar-me ;) com o final!