"Vozes Silenciosas", de Torey Hayden

Sinopse: "Torey Hayden é sobretudo conhecida por sustentar o argumento dos seus livros em casos verídicos, num registo de não-ficção que desafia os leitores a mergulharem num universo real. Em Vozes Silenciosas, a autora americana traz-nos um romance, o seu primeiro publicado em Portugal, sobre uma família disfuncional, uma criança diagnosticada como autista e os esforços de um psiquiatra para os ajudar. Quando Conor, de nove anos, chega ao consultório do pedopsiquiatra James Innes, traz já com ele o diagnóstico de autismo. Conor não estabelece contacto visual e filtra o que o rodeia através de um gato de brinquedo, repetindo a frase «o gato sabe». Mundialmente conhecida pelos seus bestsellers baseados nas suas experiências profissionais, Torey Hayden apresenta agora um romance inesquecível sobre o que acontece quando a realidade e a imaginação se confundem."

A Minha Opinião:
Este é o primeiro romance ficcionado de Torey Hayden por isso o decidi ler :)
Li quase todos os livros da autora mas chegou a uma certa altura em que me "acobardei" de ler os seus testemunhos devido aos temas...
Quando saiu este "Vozes Silenciosas" nem sequer ponderei a sua leitura, mas aconselhada por uma amiga lá lhe peguei e não me arrependo ;)
Mais uma vez o tema não é facil, e quando se trata de lidar com crianças tudo muda...
Neste romance trata-se de Conor, um menino que ao que tudo indica sofre de autismo.
Ao acompanhar a criança e a sua familia James, o médico, começa a questionar-se quanto ao diagnóstico inicial e mesmo se é a criança que padece de alguma doença.
Girando sempre à volta da relação de pais e filhos e também das histórias escritas pela mãe de Conor, James desvenda todos os mistérios da vida desta familia com a ajuda de Conor e de tudo aquilo que "o gato sabe".
O final deixou-me bastante surpreendida e a ultima frase mesmo de boca aberta ;)
Um livro a não perder!

Sem comentários: