"Um ano à Beira-Mar", de Joan Anderson

Sinopse: "Um Ano À Beira-Mar conta-nos a história fascinante de como uma mulher emergiu da estagnação com a energia de preservar e a coragem para recriar a sua vida. Joan Anderson e o marido casaram cedo, criaram dois filhos e viveram em aparente harmonia -ele a servir de principal ganha-pão, ela a dividir-se entre uma carreira de escritora e a tarefa de gerir a casa e a família. Não obstante a sua aparência feliz, Joan veio a perceber que, inconscientemente, havia sacrificado várias facetas de si própria para satisfazer as expectativas que o tradicional papel de mulher e mãe depositavam em si. Num esforço para se libertar destes encargos indesejados, decidiu retirar-se para a casa de praia da família para uma renovação espiritual. Do seu ano mágico, difícil, transformador, nasceu este livro, um registo de experiencias e um tesouro de sabedoria para os leitores."

A Minha Opinião:
Uma verdadeira lição de vida ;)
Confesso que quando iniciei a leitura deste livro não achei que fosse gostar muito, mas a verdade é que adorei.
Penso que todas as pessoas o deveriam ler, homens e mulheres, e no final ter consideração para o seu dia a dia as experiencias vividas pela autora e os conselhos sempre implicitos nas suas decisões e atitudes ao longo de toda a narrativa.

"A indiferença è o oposto do Amor"

Durante o ano em que Joan decide viver afastada da sua familia uma vida completamente diferente e muitas vezes tendo apenas como companhia as focas e o mar.
Aí ela consegue encontrar-se de novo e descobrir qual o seu equilibrio para seguir em frente sem mágoas nem recriminações perante os outros. Percebeu que a vida teria que mudar para que ela pudesse de novo ser feliz e fazer alguém feliz...

“Enquanto aqui estou sentada e saboreio a paisagem, penso no pouco que é preciso para existir, como uma vida simples pode ser, até que ponto é agradável pensar apenas nas necessidades, eliminado os luxos.”

Este livro mostra-nos algo que todos nós sabemos mas que na grande maioria das vezes preferimos ignorar... Acomodarmo-nos à vida é algo que é muito fácil mas que destroi muitas vezes aquilo que de melhor já temos construído. Nada como dar um passo em frente, uma mudança radical e voltar a colocar a nossa vida nos eixos ;)
Um livro a ler e reler :)

Sem comentários: