"O Estranho Desaparecimento de Esme Lennox" de Maggie O'Farrell

A Minha Opinião:
Esta foi a minha primeira leitura de Maggie O'Farrell mas com toda a certeza não foi a ultima.
Em "O Estranho Desaparecimento de Esme Lennox" somos logo arrebatados pela história e ao virar de cada página as surpresas sucedem-se.
A escrita da Autora é fascinante e a forma como encadeia todos os acontecimentos, sendo eles do presente ou do passado... fá-lo de uma forma verdadeiramente extraordinária.
Como diz a Sinopse a narrativa é toda ela feita por diferentes vozes dando a esta história inquietante uma estranheza que nos faz querer avançar mais e mais na leitura.
Iris vive dias conturbados na sua vida pessoal e para piorar vê-se confrontada com uma tia-avó da qual desconhecia a existência; Esme "volta" ao mundo que lhe foi tirado e tenta resolver todos puzzles que tem na sua cabeça e perceber ao certo porque foi enclausurada durante tanto tempo longe da familia e sobretudo da sua irmã que tanto adorava, temos também Kitty que encaramos como a idosa banal que pouco ou nada influenciará no desenrolar da trama...
A Autora consegue transmitir-nos a tristeza de Esme, as incertezas de Iris e a grande insatisfação e revolta que sempre foi a vida de Kitty mas é com o derradeiro reencontro familiar que culmina esta história e se achamos que as emoções acabaram... o final faz-nos fechar o livro e ficar a olhar para o vazio...
Um livro que sem duvida não devem deixar de ler ;)

"Somos todos, (...) meros vasos por onde passam as identidades: emprestam-nos as feições, gestos e hábitos, depois passamo-los. Nada nos pertence. Vimos ao mundo como anagramas dos nossos antepassados." (pag.92)

Podem saber mais sobre a Autora e os seus livros Aqui

1 comentário:

cris disse...

tb gostei mto deste livro. Bjs p ti!
http://otempoentreosmeuslivros.blogspotcom