"A Leste do Sol", de Julia Gregson

Sinopse: "Outono de 1928. Três jovens inglesas partem no navio Kaisar-i-Hind com destino a Bombaim, na Índia. No seu íntimo, acalentam o sonho de começar uma nova vida, longe dos espartilhos morais da rígida sociedade inglesa. Viva Holloway é uma jovem aspirante a escritora em busca da Índia da sua infância. Para poder empreender a viagem, aceita ser dama de companhia da bela e ingénua Rose, que se prepara para casar com um oficial britânico que mal conhece. A acompanhá-las está também Victoria, dama de honor de Rose e sua melhor amiga, que anseia por se libertar do jugo de uma mãe dominadora. Todas elas têm uma boa razão para deixar a pátria, mas será que estão preparadas para o que as espera?
Num mundo em transformação, três mulheres lutam contra as normas decorrentes da sua condição feminina. Das festas requintadas onde se reúne a nata da sociedade inglesa ao dia-a-dia da vida colonial, é-nos brilhantemente desvendado todo o mistério da Índia e o choque cultural entre Ocidente e Oriente."

A Minha Opinião:
Um belo Romance sobretudo sobre a Amizade :)
Três mulheres viajam juntas para a India, cada uma com os seus sonhos e fantasmas: Viva segue em busca do seu passado, Rose vai a caminho de um futuro risonho e um casamento muito desejado e Tor vai apenas para fugir à alçada de sua mãe e à procura de uma forma de lhe escapar para sempre.
Num tempo e um país em que as mulheres eram simples enfeites da sociedade, a amizade entre as três, ao contrário da primeiras expectativas, cresce fazendo com que todas elas se ajudem a enfrentar as desventuras de uma viagem e a estadia num país em que tudo metia medo.
Com a ajuda das amigas todas elas conseguem alcançar alguma coisa de bom... mas muito vão sofrer até conseguir...
Uma excelente leitura :)


3 comentários:

Manuela disse...

Gostei muito deste livro. Li-o de um fôlego, assim como "As serviçais" :)

Close up! disse...

Boa crítica!

Clapotis disse...

Olá Betita!

Estou a gostar muito da Catedral do Mar, na minha opinião, é um livro de qualidade. Bem escrito, com personagens ricas e uma história aprofundada. Estou a ler aos bocadinhos já que leio sempre varios livros ao mesmo tempo.
Não conheço nenhuma obra de Julia Gregson, mas fiquei curiosa.
Gostei de te ver no meu cantinho.
Boas leituras!