"As Seviçais", de Kathryn Stockett

Sinopse: "Skeeter tem vinte e dois anos e acabou de regressar da universidade a Jackson, Mississippi. Mas estamos em 1962, e a sua mãe só irá descansar quando a filha tiver uma aliança no dedo.
Aibileen é uma criada negra, uma mulher sábia que viu crescer dezassete crianças. Quando o seu próprio filho morre num acidente, algo se quebra dentro dela. Minny, a melhor amiga de Aibileen, é provavelmente a mulher com a língua mais afiada do Mississippi. Cozinha divinamente, mas tem sérias dificuldades em manter o emprego… até ao momento em que encontra uma senhora nova na cidade.
Estas três personagens extraordinárias irão cruzar-se e iniciar um projecto que mudará a sua cidade e as vidas de todas as mulheres, criadas e senhoras, que habitam Jackson. São as suas vozes que nos contam esta história inesquecível cheia de humor, esperança e tristeza.
Uma história que conquistou a América e está a conquistar o mundo."

A Minha Opinião:
Simplesmente extraordinário!
Este livro foi-me muito recomendado por várias pessoas e já há algumas semanas que o tinha na pilha por ler... temos muitas vezes estas preciosidades à espera tanto tempo...
Adorei a história destas mulheres, um retrato bastante fiel às crueldades que se practicavam nos tempos após a abolição dos escravos. Foi uma luta bastante desigual onde os negros eram vistos com seres que não mereciam qualquer tipo de respeito e quem se atrevia sequer a pensar em respeitá-los como iguais sofria as consequencias.
A cumplicidade entre Seeker e Aibileen era maravilhosa e o desenrolar dos acontecimentos, apesar de as questões abordadas serem bastante sérias há alturas ao longo da leitura que se dão boas gargalhadas pelas trapalhadas da Minny.
Este é um daqueles livros em que as personagens bastante marcantes que nos cativam de uma forma maravilhosa :)
Um livro a ler e reler!

4 comentários:

Manuela disse...

Betita, também foi uma agradável descoberta, a leitura deste livro. Adorei :)

cris disse...

Tenho-o, tal como tu tinhas, na pilha para ler...já sei que vou gostar!

Luh disse...

Tenho imensa vontade de ler! Acho que vai ser a próxima aquisição. Obrigada pela opinião!

(visitem o meu blog:
currently-reading.blogspot.com)

Obrigada

Carlinha disse...

Tenho-o aqui na estante...mas pelo que li acho que vou gostar;)
Boa leitura;)