"Segue o teu coração, Não olhes para trás" de Lesley Pearce

Londres, 1842. Bastará uma boa acção para levar Matilda Jennings das ruelas lamacentas de Londres rumo às cintilantes luzes da América…


Sinopse: "Aquele podia ter sido um dia como tantos outros na vida de Matilda, uma pobre vendedora de flores. Mas aquele é o dia em que Matilda salva a vida de uma criança e recebe a mais preciosa das dádivas: a oportunidade de fugir da miséria e construir uma nova vida. Em breve trocará os bairros degradados de Londres pelos recantos misteriosos de Nova Iorque, as planícies do Oeste Selvagem e a febre do ouro em São Francisco. Munida apenas da sua coragem, beleza e inteligência, a jovem está apostada em ditar o seu destino, nem que para tal tenha de lutar contra tudo e todos.
A sua rebeldia condena-a à solidão. Mas um dia também ela viverá as emoções de um verdadeiro amor. Um amor que terá de suportar a separação, a guerra e os tormentos do nascimento de uma nova nação. Será no Novo Mundo que Matilda vai aprender o que a sua infância não lhe ensinou: que todos nascem iguais, que a coragem e a generosidade são o que de mais nobre pulsa no coração humano, e que, por mais doloroso que seja, a vida tem de continuar e nunca se deve olhar para trás…"
 
A Minha Opinião:
Depois dos 2 livros lidos de Lesley Pearce, sinceramente não sabia bem o que esperar deste "Segue o teu Coraçao".
Fiquei  rendida à autora no primeiro, "Nunca Me Esqueças", mas com o segundo "Procuro-te", fiquei um pouquinho desapontada...
Mas voltando a este deixem-me dizer-vos que é de uma beleza extrema :)
Matilda uma criança que vivia nos bairros mais degradados de Londre e em condições deploráveis vê a sorte sorrir-lhe num dia em que salva uma pequena menina de ser atropelada... aí começará a sua aventura.
Como ama da pequena Tabitha passa a ser vista como parte integrante da familia e assim parte para a Améria, um novo mundo onde ela vai perceber que também há muita miséria.
Mas não posso falar muito da história pois são acontecimentos atrás de acntecimentos que nos fazem rir, chorar e até zangar-nos com a autora por nos transmitir as emoçoes vividas por Matty de forma tão clara inspirando em quem lê uma revolta nalgumas partes da leitura.
Mas há algo que tenho de referir, logo no inicio da história de Matilda ela recebe do pai um sábio conselho: "Segue o teu coração e não olhes patra trás!" e é realmente esse o lema de vida de Matty, enfrentando todas as adversidades que a vida lhe apresenta, triste ou feliz ela não olhará para trás durante a sua dura trajectória por terras americanas numa altura em que as lutas eram constantes devido aos índios e à guerra pela a abolição da escravatura.
Este "Segue o teu coração" é um livro belíssimo que nos prende logo nas primeiras linhas e apesar de ter apenas umas poucas 784 páginas lê-se num ápice e tem um explêndido final pois nada fica por dizer.
Vou de certo andar com a Matty e a Tabitha durante uns tempos no meu pensamento ;)

4 comentários:

Paulinha disse...

Terminei de ler este livro no inicio do mês e só posso dizer que a-do-rei!
Nunca um livro me fascinou tanto como este.

cá-cá (Portugal) disse...

Depois de 'Nunca me esqueças' é claro que tinha que ler os outros livros desta autora! Mas, seguindo os teus conselhos, se calhar vou saltar o 'Procuro-te' e ler este... Mais um livrinho para a lista de compras ; )
Bis e boas leituras!

Lia Silva disse...

Eu fiquei rendida à autora com o 'Nunca Me Esqueças'. Tenho este em lista de espera há algum tempo.. Estou ansiosa por começar :P

Beijo

Ana disse...

Eu já li os 3. Gostei de todos mas o Segue o Coração´tem um lugarzinho especial no meu coração ;)

Powered By Blogger