"Quando Lisboa tremeu", de Domingos Amaral

Sinopse: "Lisboa, 1 de Novembro de 1755. A manhã nasce calma na cidade, mas na prisão da Inquisição, no Rossio, irmã Margarida, uma jovem freira condenada a morrer na fogueira, tenta enforcar-se na sua cela. Na sua casa em Santa Catarina, Hugh Gold, um capitão inglês, observa o rio e sonha com os seus tempos de marinheiro. Na Igreja de São Vicente de Fora, antes da missa começar, um rapaz zanga-se com sua mãe porque quer voltar a casa para ir buscar a sua irmã gémea. Em Belém, um ajudante de escrivão assiste à missa, na presença do Rei D. José. E, no Limoeiro, o pirata Santamaria envolve-se numa luta feroz com um gangue de desertores espanhóis.
De repente, às nove e meia da manhã, a cidade começa a tremer. Com uma violência nunca vista, a terra esventra-se, as casa caem, os tectos das igrejas abatem, e o caos gera-se, matando milhares. Nas horas seguintes, uma onda gigante submerge o terreiro do Paço e durante vários dias incêndios colossais vão atemorizar a capital do reino. Perdidos e atordoados, os sobreviventes andam pelas ruas, à procura dos seus destinos. Enquanto Sebastião José de Carvalho e Melo tenta reorganizar a cidade, um pirata e uma freira tentam fugir da justiça, um inglês tenta encontrar o seu dinheiro e um rapaz de doze anos tenta encontrar a sua irmã gémea, soterrada nos escombros. "

A Minha Opinião:
Todos nós estudámos a história de Portugal na escola e claro que passámos pelo famoso terramoto de Lisboa em 1755, mas o facto é que nessa altura achámos uma chatice, não era?!?!?!
Pois bem, neste livro não há chatice nenhuma ;)
Um grande tremor de terra destroi a cidade e começa o verdadeiro pandemónio.
A história está dividida em 4 partes: Terra, Água, Fogo e Ar, em cada uma delas o autor descreve a forma como a cidade e os seus habitantes eram massacrados pelas forças da natureza, e como as vidas de tão dispares habitantes se cruzam e se entrelaçam de tal modo que até ao final supomos tudo, menos o verdadeiro desfecho que vai ter :)
Um Romance histórico a não perder!

1 comentário:

cris disse...

Este tenho mesmo de comprar! Já o ando a namorar nas livrarias e depois da tua opinião vou ter de o ler...
Http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com
Boas leituras!

Powered By Blogger