"A Rosa Rebelde" de Janet Paisley

"Numa época em que a guerra civil dividia a nação, Anne acreditou que podia bater-se com os melhores guerreiros. Pela espada. Por convicção. Por paixão. A Rosa Rebelde conta-nos a fascinante e turbulenta história de uma notável figura histórica, Lady MacIntosh, que ficou conhecida como coronela Anne. Foi uma heroína das Terras Altas da Escócia, uma encantadora rebelde, uma Braveheart que arriscou tudo, incluindo a sua vida, por amor ao seu país e ao seu rei. Fruto de uma cuidada investigação histórica, e com notável mestria, Janet Paisley criou uma extraordinária história de amor, conflito, lealdade e traição que se lê compulsivamente. Uma sensual aventura histórica, repleta de emoção, protagonizada por uma heroína apaixonada e irresistível."



A Minha Opinião:
A minha opinião vai começar pela capa! Este livro tem uma capa muito bonita, não tem?!?! Ficamos logo com a certeza que nos irá contar a história de uma grande Mulher ;)
Realmente é isso que acontece!
Anne conquista-nos logos nas primeiras linhas. Uma adolescente rebelde mas com um coração do tamanho do mundo, que após a morte de seu pai acaba por casar o chefe do clã MacIntosh. Numa altura em que a luta pela idependencia da Escócia em relação aos Ingleses era uma prioridade, muitas factores irão influenciar a vida de Anne. Para manter as suas terras e o seu clã o marido de Anne vê-se obrigado a apoiar a União da Escócia com Inglaterra ficando assim Anne e o marido em campos de batalha opostos. A partir daí tudo acontece, traição, romance, morte e muitas aventuras.
Este é um livro bem recheado de muitos factos da História, descreve-nos muito bem como era a vida dos Clãs naquela altura na Escócia confrontando esse modo de vida com a dos Ingleses. Gostei sobretudo do papel das mulheres, nada era feito sem o seu acordo e não havia homem algum que travasse a vontade de uma mulher, mesmo que ela fosse a sua esposa. No caso das Inglesas era exactamente o contrário, elas só tinham de se submeter às vontades dos seus "Senhores". Ter que deixar de beber cerveja e comer papas de aveia ao pequeno almoço para passarem a beber água quente com umas folhinhas pretas que faziam com que as mulheres se engasgassem ;)
Agora digam-me lá se a Coronela Anne não tinha toda a razão?!?!?!
Bem, a verdade é que a parte do chá nem a desagradou muito!!!
Na parte do romance também há muito a se dizer, mas apenas vos direi que o Amor e a Amizade prevalecem sempre, as provas dos mesmos que vão aparecendo ao longo da história encheram-me os olhos de lágrimas algumas vezes.
Este é um livro que vou querer reler, posso dizer que dava um belo filme, mas mesmo que isso acontecesse eu não o iria ver, pois não iria querer perder as imagens que criei da Coronela Anne no seu fato de montar de veludo azul, em cima do seu cavalo branco, com a neve a cair-lhe em cima...
Um Romance Histórico maravilhoso, daqueles que se fecham com tristeza pelas incriveis personagens que deixamos para trás, mas também o fechamos com satisfação pois é daquelas leituras que nos colocam com todos os sentimentos à flor da pele ;).
Resumindo: a pesquisa histórica é notável, o romance é avassalador, a escrita é excelente e a encadernação mostra bem o que que o leitor deve esperar deste livro. Não deixem de o ler ;)

(Bem haja Fbeatriz e ao Site Segredo dos Livros por me proporcionarem excelentes leituras como esta!)

5 comentários:

Laelany disse...

Olá!
Quero muito ler este livro, já li críticas muito boas, incluindo a tua. Vem comigo para casa na próxima visita à livraria.

Parabéns pelo blog! :D

Jojo disse...

Olá!
Numa das minhas muitas idas à livraria encontrei este livrinho. Adorei a capa e a sipnose e ele lá veio para casa. Agora está no monte de livros para ler.
Obrigada pela crítica.

bjokinha***

Maria João disse...

Tens um miminho no meu blog :)

Marta disse...

Humm... Mais um livrinho para a minha listinha, que só aumenta com as minhas visitinhas ao teu blogue. Mas ainda bem.
Beijinho e continuação de boas leituras

Angélica disse...

Oi! Adorei conhecer o seu blog, pois sou viciada em livros! Vou te seguir... Bjs!!